COMUNICAÇÃO
Juazeiro – Onze crianças em situação de vulnerabilidade assistem a jogo por meio de projeto da DPE
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, por meio da 5ª Regional em Juazeiro, levou 11 crianças acolhidas em entidades governamentais no município para assistirem, pela primeira vez, a uma partida de futebol. Elas puderam acompanhar o jogo entre os times Juazeirense e Vitória da Conquista para o campeonato baiano no domingo, 19, no Estádio Adauto de Moraes. Iniciativa faz parte do projeto da DPE/BA Jovens no Estádio que promove atividades de recreação e lazer a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em abrigos e/ou em cumprimento de medidas socioeducativas tanto na capital quanto no interior do Estado.
As crianças acolhidas pelas instituições Rosa Menina e Messe de Amor entraram em campo de mãos dadas com os jogadores do clube Juazeirense e acompanharam a partida nos assentos especiais do estádio. Isso foi possível por meio de parceria da DPE com a Federação Baiana de Futebol e a Sociedade Esportiva Juazeirense. O defensor público André Cerqueira, que atua na comarca de Juazeiro e participou da atividade, destacou a importância dessa atuação. "Oportunizar às crianças acolhidas em entidades governamentais uma atividade recreativa, inegavelmente, constitui um dever do Estado e da própria sociedade, sendo função institucional da Defensoria Pública, como agente concretizador dos direitos humanos, oportunizar aos grupos mais vulneráveis o acesso a atividades de lazer, como forma de reinserção social e promoção da cidadania", afirmou.
Também como atuação da Defensoria na área de defesa dos direitos da criança e do adolescente, em Juazeiro, está a visita regular às unidades de acolhimento institucional. De acordo com Cerqueira, o objetivo é acelerar a tramitação processual, visando a reintegração da criança ou do adolescente à família de origem. "Ou, não sendo possível e havendo outros interessados dentro da família natural ou extensa, participando da sua inclusão no cadastro nacional de adoção", complementou o defensor público.
Jovens no Estádio
Promovido pela Defensoria baiana na capital e no interior do Estado, o projeto Jovens no Estádio leva crianças e adolescentes a partidas de futebol em Salvador desde o final de 2015. A ação foi idealizada pela servidora da DPE Larissa Lemos e apoiada pela subcoordenadora da Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, Maria Carmen Novaes, que apostou no projeto.