COMUNICAÇÃO
JUAZEIRO – Trabalho de educação em direitos desenvolvido pela Defensoria é tema de workshop e será implantado nas escolas do município
Encontro foi realizado no último dia 30 e reuniu representantes da Defensoria, da Secretaria Municipal de Educação e dos gestores escolares da cidade
O trabalho de educação em direitos desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve em destaque, esta semana, durante um workshop na cidade de Juazeiro, onde fica localizada a sede da 5ª Regional da Instituição.
Realizado no auditório do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, o workshop reuniu, na última quarta-feira, dia 30, representantes da Defensoria, da Secretaria Municipal de Educação e dos gestores escolares. Durante o encontro, o coordenador da 5ª Regional da Defensoria, André Cerqueira, apresentou o projeto “Escola Cidadã”, lançado recentemente na Regional e que vai levar a educação em direitos e deveres para dentro das escolas com o objetivo de prevenir e mediar conflitos. “O objetivo geral do projeto é fomentar o acesso à cidadania, evitando evasões escolares e conflitos existentes dentro da escola, que podem levar a criança e o adolescente a não querer mais estudar”, explicou, durante a apresentação, o coordenador André Cerqueira.
Dentro da proposta da educação em direitos, o projeto prevê, também, que a Defensoria vai atuar na mediação dos conflitos já existentes em parceria com a Secretaria de Educação, a escola e a família do aluno envolvido no conflito. Além disso, serão realizadas palestras voltadas para os pais dos alunos para ressaltar a importância deles na proteção e responsabilidade dos filhos. “Queremos mostrar, também, à sociedade a importância da Defensoria Pública na construção do regime democrático, na promoção dos direitos humanos e na defesa dos direitos e interesses dos necessitados, principalmente dos grupos vulneráveis, como é o caso da criança e do adolescente”, acrescentou o coordenador.
Nova reunião
Uma nova reunião está prevista para ser realizada na segunda semana de fevereiro, com os responsáveis pelas escolas, para definir sobre a implantação do projeto no calendário acadêmico do ensino municipal de Juazeiro.