COMUNICAÇÃO

Juazeiro – Unidade Móvel leva orientação jurídica aos moradores de um dos bairros da cidade

30/05/2017 10:20 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499
SONY DSC

O atendimento foi realizado durante todo o dia e, ao todo, foram atendidos cerca de 200 moradores do bairro João Paulo II

“Ô tia, como eu faço para meu pai pagar a minha pensão? Já está atrasada. A Defensoria Pública pode me ajudar, não é?”. O apelo do pequeno Cauã Pereira Silva, 6 anos, mostra que ele já sabe o papel da Defensoria Pública na busca pela garantia de direitos dos cidadãos. No caminho da escola, o menino viu a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, perguntou à mãe que tipo de atendimento estava sendo realizado ali e não pensou duas vezes em sair correndo para buscar orientação.

O caso do pequeno Cauã foi um dos cerca de 200 atendimentos realizados nesta segunda-feira, 29, durante a passagem da Unidade Móvel da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA pelo bairro João Paulo II, em Juazeiro. “O diferencial da Unidade Móvel é que ela descentraliza o atendimento e permite que estejamos muito mais próximos dos cidadãos e que possamos conhecer, de perto, as demandas de cada um. Estamos saindo do nosso Núcleo e vindo até o bairro. Hoje, muitos processos são eletrônicos e conseguimos enviar daqui mesmo, pela internet, desde que o assistido apresente toda a documentação necessária. Este projeto da atual gestão da Defensoria merece aplausos por ter a sensibilidade com o interior, pois a população daqui é mais carente que a da capital”, analisou o subcoordenador da 5ª Regional, André Lima Cerqueira.

Por falar em aplausos, a pequena Laura Valentina Gonçalves, 11 meses, não parava de bater palmas ao entrar em um dos gabinetes da Unidade Móvel para realizar o exame DNA, solicitado pelo suposto pai. Parece que ela sabia que o exame podia mudar a sua vida e, finalmente, a chance de ter o nome do pai em seu registro de nascimento está mais próxima. “Soube da vinda da Defensoria e liguei para a mãe dela para virmos fazer o exame de DNA. Imaginei que hoje era só para marcar a data do exame, mas, para minha surpresa, era para fazer o exame de imediato. Isso vai nos ajudar a resolver tudo muito mais rápido”, contou o suposto pai da criança, Vagner Diego Lima, 18 anos.

O pedreiro Gilvan José de Lima, 53 anos, já conhecia a atuação efetiva da Defensoria, pois a sogra conseguiu a aposentadoria após buscar orientação e ter sua situação intermediada pela Instituição. “Minha sogra agradece muito ter conseguido se aposentar. A Defensoria é uma prova viva de que temos direitos e precisamos correr atrás deles”, relatou o pedreiro.

Assim que soube que a Unidade Móvel estaria no bairro, a doméstica Francisca Adeilta Pereira, 48 anos, não pensou duas vezes e tratou logo de juntar os documentos necessários, principalmente a certidão de casamento. “Separei há 15 anos e, desde lá, venho tentando dar entrada no divórcio. Quero ficar logo livre, para ver se caso de novo”, disse a doméstica.

PRÓXIMA PARADA: IGARA

De Juazeiro, a Unidade Móvel segue para o distrito de Igara, em Senhor do Bonfim. O atendimento será realizado na próxima quarta-feira, 31, das 8 às 17h, na Praça Torquato Pereira.