COMUNICAÇÃO

Lançamento da campanha Crack? Só de Esporte! em Senhor do Bonfim é marcado por diálogo com jovens

22/05/2013 22:42 | Por
O lançamento da campanha Crack? Só de Esporte! promovida pela Defensoria Pública da Bahia em parceria com o Instituto Popó Freitas foi marcado por debates e palestras sobre o assunto com o público jovem.

Os defensores públicos com atuação na comarca, André Cerqueira e Camila Berenguer, visitaram a Escola Sacramentinas, o Colégio Modelo de Senhor do Bonfim e o Colégio Estadual Senhor do Bonfim, nos dias 15, 20 e 21. Lá, eles conversaram com os estudantes sobre as drogas e seus efeitos, distribuíram cartilhas educativas e exibiram vídeos produzidos especialmente para a campanha.

A parceria entre a Defensoria Pública baiana e o IPF visa levar, preferencialmente, ao público jovem, informações e relatos de experiências profissionais que possam estabelecer uma nova perspectiva de compreensão sobre o consumo abusivo de substâncias psicoativas. Apesar da referência ao crack, usado também como metáfora, a abordagem do assunto e a pretensão de sensibilizar os jovens, levam em consideração o consumo abusivo de diferentes tipos de substâncias psicoativas, colocando a questão de uma forma diferenciada, sem maniqueísmos e os lugares-comuns tão recorrentes neste tipo de discurso.

Além de Senhor do Bonfim, o lançamento da campanha aconteceu em Salvador, nas seis regionais da Defensoria Pública e em diversas comarcas do interior. No entanto, a campanha educativa se desdobrará para atingir de modo amplo seu público-alvo, que compreende os jovens estudantes de escola pública, os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, bem como a população carcerária do Estado.