COMUNICAÇÃO
Lançamento de documentário sobre igualdade de gênero é prestigiado pela Defensoria
Como podemos envolver mais homens no movimento pela igualdade de gênero? O documentário Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero, lançado nesta terça-feira, 1, no Cinemark, procura aproximar os homens desse tema. O objetivo da obra cinematográfica é mostrar que a igualdade de gênero é uma questão que afeta a todos e todas e que, portanto, é benéfica aos homens e às mulheres. A subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Eva Rodrigues, representou a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.
As mulheres ainda realizam seis vezes mais os afazeres domésticos do que os homens. Das 500 maiores empresas em receita do mundo, menos de 5% possuem mulheres em suas diretorias executivas. Dados como estes levaram a ONU Mulheres e o portal Papo de Homem, com viabilização do Grupo Boticário, a realizar uma pesquisa nacional para entender como os homens podem participar do diálogo pela igualdade de gênero.
"É claro que temos que ter em mente a importância da atuação do Núcleo de Defesa da Mulher – NUDEM, mas não podemos nos afastar do fato que se não tratarmos o homem continuaremos gerando novos índices de violência. Então precisamos pensar nessas alternativas de construção de masculinidade e acho que a Defensoria Pública pode ter um papel importante nisso", disse a subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Eva Rodrigues. O NUdem é um núcleo específico da Defensoria que trata das questões relacionadas à violência contra a mulher.
A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Olívia Santana, ressaltou a importância da discussão do assunto: "Buscar os homens para estabelecer um diálogo é fundamental. Essa sala de exibição lotada mostra que apesar das adversidades temos que seguir dialogando para encontrar soluções efetivas".