COMUNICAÇÃO

LAURO DE FREITAS – Defensoria participa da 5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa

29/04/2019 12:16 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA com informações da Prefeitura de Lauro de Freitas

O tema desta edição foi "Os desafios de envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas"

Treze municípios se reuniram para discutir assuntos relacionados à pessoa idosa, como previdência social, saúde, educação, transporte, formação e manutenção dos conselhos e acessibilidade em conferência pública, em Lauro de Freitas. O evento, que aconteceu entre os dias 25 e 26 de março, foi organizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDDPI e contou com a presença da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. O tema desta edição foi “Os desafios de envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

Em sua fala, o defensor público Gilmar Bittencourt, que atua na comarca de Lauro, destacou as dificuldades de acesso do idoso, pontuou acerca das discussões nacionais, como a Previdência Social e falou também sobre questões ligadas ao superendividamento, que de acordo com Gilmar, é uma situação que preocupa a Defensoria Pública.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Lauro de Freitas, Huldaci Santana, o fortalecimento de políticas públicas e a luta contra o retrocesso foram os destaques da Conferência: “Estamos aqui para garantir os direitos dos idosos quando isso nem deveria mais estar em discussão”.

Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz foram os municípios que marcaram presença nos dois dias do evento.