COMUNICAÇÃO

Lei Maria da Penha é tema de palestra em Plataforma

10/02/2011 20:33 | Por

A Lei Maria da Penha e a atuação da Defensoria em defesa de mulheres que sofrem de violência doméstica foram os temas discutidos em palestra proferida na última terça-feira (08) pela defensora pública Firmiane Venâncio, na Ocupação Quilombo Guerreira Ninha, no bairro de Plataforma. Entre as discussões, foram apresentados o funcionamento do sistema de proteção à mulher, as diversas espécies de violência e os casos que se aplicam à Lei, assim como os mecanismos de prevenção da violência. Cerca de 20 mulheres das 50 famílias assistiram a palestra.

De acordo com a defensora pública Firmiane Venâncio, a iniciativa surgiu diante do alto índice de violência doméstica diagnosticado na ocupação. "Dentro de um espaço de convivência coletiva é muito comum existir este tipo de problema. Essa atividade itinerante tem característica preventiva, porque as mulheres tiram dúvidas sobre a violência e se houver necessidade de intervenção elas são orientadas", explica.

A próxima atividade na Ocupação acontecerá depois do carnaval. O público alvo dessa vez será os homens da comunidade, onde serão alertados e orientados sobre o regulamento e aplicação da Lei Maria da Penha e da dinâmica das relações de gênero. "Muitos homens acham que as mulheres devem ficar em casa, não podem trabalhar. Por isso, nossa atuação é feita em caráter educativo, para que, posteriormente, possamos colher os frutos de relações saudáveis para a nossa sociedade", destaca a defensora pública.