COMUNICAÇÃO
Live comemorativa ao Dia da Defensoria destaca a importância da atuação defensorial para a população
Bate-papo faz parte da programação semanal que comemora o dia 19 de maio - Dia da Defensoria
Devido ao isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, a data em que se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública foi comemorada de uma forma diferente, mas sem deixar de estar próximo dos assistidos. Por meio de live em seu perfil oficial no facebook e no Youtube, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou um encontro com o defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, e o psicoterapeuta Victoriano Garrido, mais conhecido como Professor Garrido.
Mediado pela jornalista e coordenadora da assessoria de comunicação da instituição, Vanda Amorim, a live abordou, entre outras questões, a importância da figura defensorial para aqueles que mais precisam, sobretudo nesse momento, e uma palestra motivacional, levando em consideração os diversos impactos mentais que a pandemia tem causado na vida de muitas pessoas.
O defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, iniciou com uma reflexão da situação atual, reforçando o momento histórico nunca vivenciado antes pela instituição. “Todos nós sabemos que essa é uma situação muito diferente, estamos enfrentando a maior pandemia do século e que traz muitas consequências ruins, a começar por não poder atender nosso assistido fisicamente, olho no olho, como a gente gosta. E esse é um dos principais fundamentos da Defensoria, a possibilidade de falar frente a frente, ouvir e compreender as pessoas com quem ninguém quer falar”, ressaltou.
Também em sua fala, o defensor-geral frisou, no entanto, que apesar dos dias difíceis, é possível que esse seja um cenário para aprendizado e crescimento. “Talvez seja um momento interessante de a gente sentir saudade. Saudade do atendimento, da rua, dos movimentos sociais. Isso pode ser bom para nossa reflexão e para percebermos como fazemos menos sentido sem esses momentos. Além disso, existem outros pontos que chamam atenção: é uma situação que mostra mais do que qualquer outra a importância do trabalho doméstico, a crueldade das penas, da prisão. Porque se a gente já sofre com o isolamento nesses dois meses em nossa casa, ao lado da família, imagina quem vive anos atrás das grades? ”, ponderou.
Por fim, Rafson Ximenes comentou ainda sobre a pandemia ser uma hora de tentar mudar o foco das discussões que acontecem envolvendo a Defensoria e lembrar o porquê de ela estar aqui. O defensor se mostrou feliz com as reações recebidas de todos os lados pelo trabalho da instituição e agradeceu a todo corpo funcional da DPE/BA que trabalha, direta ou indiretamente, para que seja garantida toda assistência que a população precisa no cenário atual. “Não existe pandemia, não existe força nenhuma que vá barrar a marcha da Defensoria Pública, que vá barrar a marcha de libertação do povo baiano e brasileiro na luta pela justiça social”, finalizou.
Palestra
No segundo momento, o psicoterapeuta e professor Victoriano Garrido iniciou sua palestra com o tema “Motivação: maior combustível para enfrentar a pandemia”. Ele, que também é colunista e escritor, iniciou explicando a diferença entre motivação e estímulo, palavras que, segundo o mesmo, costumam confundir algumas pessoas.
“Os estímulos são coisas que a gente recebe de fora para dentro, a exemplo de salários e afins. Já a motivação surge de dentro para fora, situações subjetivas, ‘da alma’ e que muitas das vezes o outro não entende o porquê, o motivo de determinada ação. A motivação é algo muito importante, ela surge como um ‘combustível que nos move’, explicou o psicoterapeuta.
Ao longo de sua palestra, o professor fez reflexões sobre empatia, amor ao próximo, paciência, pensamentos positivos e cuidados que a mente precisa. Garrido ainda agradeceu o convite da instituição e reforçou, na sua visão, o trabalho humano que a Defensoria realiza e atenção redobrada dada pela instituição no episódio atual.
Semana da Defensoria
A live em comemoração ao Dia da Defensoria faz parte de uma série de atividades programadas para a semana inteira, que iniciou na segunda-feira, 18. Ao longo da semana foi produzida, de forma on-line e pelas redes sociais da instituição, uma programação abrangendo todas as áreas na qual a DPE/BA atua.