COMUNICAÇÃO
Maio Verde: Bahia é palco do início das comemorações do mês da Defensoria
05/05/2017 17:19 | Por
Ingrid Carmo DRT/BA 2499
O projeto Maio Verde conta com programação especial de mutirões, distribuição de cartilhas, sessões solenes, palestras e muito mais.
O lançamento da Campanha Nacional dos Defensores Públicos, realizado nesta sexta-feira, 5, com atendimento ao público pelos defensores públicos no Largo do Tanque, em Salvador, marcou o início do Maio Verde, projeto comemorativo em homenagem ao mês da Defensoria. Programação especial envolve mutirões de atendimentos à população, distribuição de cartilhas, sessões solenes pela passagem do Dia Nacional da Defensoria Pública e do Defensor Público, palestras, iluminação de monumentos na cor verde – considerada a cor da Defensoria Pública, campanhas, artigos e entrevistas na mídia.
De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos – Anadep, Antônio Maffezoli, a Bahia foi escolhida como palco do lançamento pela sua importância no cenário nacional. "É um Estado grande e importante nacionalmente por suas questões políticas e sociais e, além disso, nunca tínhamos realizado aqui. A facilidade de confluência entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia e a Associação Nacional dos Defensores Públicos também ajudou a definir a Bahia como cenário ideal para o lançamento da campanha deste ano", explicou Maffezoli.
"É com muita alegria que agradecemos à Anadep e Adep por terem escolhido a Bahia como marco inicial para comemoração do mês da Defensoria. Este mês é simbólico, pois trabalhamos o ano inteiro em prol da sociedade civil. A presença da população em nossas ações mostra a importância que é dada à nossa instituição", agradeceu o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, durante a cerimônia de abertura da campanha.
"Este é um momento muito importante para a Defensoria Pública e estamos aqui para divulgar todo o trabalho que desenvolvemos em relação ao tema Família Afetiva, através de serviços relacionados à união estável, guarda compartilhada, reconhecimento de paternidade e outras demandas. Nosso papel é promover a conscientização e a educação em direitos. Sejam todos bem-vindos", destacou o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia – Adep/BA, João Gavazza.
O lançamento contou, também, com a presença da Defensora Pública Geral de Roraima, Terezinha Muniz; da presidente da Adep do Rio de Janeiro, Juliana Lintz; da presidente Adep de Roraima, Elcianne Viana; do presidente da Adep de Minas Gerais, Eduardo Generoso; da diretora de Comunicação da Anadep, Rivana Ricarte; e do diretor do Departamento Jurídico da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia – AFPEB, Joseval Carneiro, além de defensores públicos da Bahia. servido9res e estagiários da DPE/BA e da sociedade civil.
PROGRAMAÇÃO DA BAHIA
Na programação pelo mês da Defensoria Pública na Bahia consta Sessão Especial na Assembleia Legislativa, dia 18, às 9h30, e Sessão Solene no dia 19, no Deville Hotel, às 16 horas, com entrega de Medalhas de Honra ao Mérito, posse dos membros do Conselho Superior e da ouvidora-geral para o biênio 2017-2019, além de palestra com a cientista política Maria Tereza Sadeck, professora doutora e diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça- CNJ.