COMUNICAÇÃO

Mais dois novos defensores públicos tomam posse na Bahia

11/06/2012 18:03 | Por
Tomaram posse no último dia 5 (terça-feira), na sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia, em Salvador, mais dois novos defensores públicos nível 1ª classe: Roberta Chaves Braga e Anderson Grecchi. A cerimônia foi marcada por declarações de boas vindas aos novos defensores e reconhecimento do empenho da defensora pública geral, Célia Padilha, na busca por novas nomeações do 6º Concurso Público de Provas e Títulos realizado em 2011.

Em seu discurso recepcionando os novos membros da Defensoria, Célia Padilha falou da importância e do perfil do defensor público na sociedade: “Pode haver outras instituições importantes, mas nenhuma tão importante como a Defensoria Pública”. Ela salientou também que para exercer essa carreira o profissional deve estar preparado para superar muitos obstáculos, pois lida com as classes menos favorecidas e carentes da sociedade, que têm nos defensores públicos um baluarte de suas reivindicações, tanto no campo judicial como no extrajudicial.

Roberta Chaves foi a oitava colocada no concurso e já era defensora pública do Estado do Pará. Anderson Grecchi, por sua vez, ficou em 10ª colocação. Membro do Conselho Superior da Defensoria, o defensor público Raul Palmeira reforçou a necessidade de mais nomeações, reconhecendo o trabalho da defensora pública geral nesse sentido: “Acredito que outras profissões são importantes, como a dos professores, policiais, mas não dá para aceitar mais a defasagem histórica de defensores públicos em nosso Estado que, devemos reconhecer, vem sendo combatida pela atual defensora pública geral, que não mede esforços para conseguir mais nomeações”.

Estiveram presentes à solenidade além dos defensores públicos citados, a subdefensora geral, Liliana Cavalcante; o presidente da Adep (Associação dos Defensores Públicos da Bahia), Cláudio Pianski; a coordenadora executiva das Especializadas da Capital, Rita Orge; a ouvidora geral Tânia Palma; o conselheiro Wagner Pinto; a defensora Joana Macedo, além de servidores e familiares dos nomeados.