COMUNICAÇÃO
Mais um! Prêmio nacional reconhece inovação da DPE/BA com Sistema de Planejamento e Expansão
O Siped foi eleito a segunda melhor iniciativa de inovação na gestão dentro do Sistema de Justiça; a DPE/BA foi a única defensoria que concorreu na categoria.
Mais uma vez o trabalho realizado pela Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) ganha destaque nacional entre as iniciativas do Sistema de Justiça. O Sistema de Planejamento e Expansão (Siped) foi eleito a segunda melhor iniciativa de inovação na gestão pelo Prêmio de Inovação J.Ex. A entrega dos troféus aconteceu no último dia 21 de novembro, em Brasília.
Considerado inédito no Brasil, o Siped traz dados objetivos – quantidade da população em situação de pobreza, de juízes, de unidades prisionais e unidades de acolhimento aos adolescentes – para ajudar a Defensoria baiana a identificar quais as comarcas que mais necessitam de defensores públicos. O sistema é aberto ao público, que pode conferir todos os dados, fazer simulações e observar a situação da sua cidade.
Para Ricardo Borges, coordenador de Modernização e Informática da DPE/BA, setor responsável pela implantação do sistema, o reconhecimento dado pelo Prêmio de Inovação J.Ex enaltece o trabalho da equipe de TI e valida a importância da tecnologia para o crescimento da instituição. Entre os 12 finalistas, a DPE/BA foi a única defensoria pública que concorreu na categoria Inovação de Gestão.
“Essa conquista reforça o nosso compromisso de impulsionar a inovação tecnológica para aprimorar os serviços oferecidos aos usuários da Defensoria Pública. A gente sempre busca a eficiência e excelência na entrega da Justiça e, esse prêmio, nos motiva a continuar desenvolvendo soluções que contribuam positivamente para a sociedade e aprimoramento do sistema jurídico”, afirmou.
Na cerimônia de entrega do troféu, a DPE/BA foi representada pelo defensor público Hélio Soares, que atua em Brasília. Ele também destacou a satisfação e orgulho em ver a instituição premiada em um evento que valoriza a tecnologia da informação aplicada ao Direito.
“Esse reconhecimento demonstra a importância de acompanharmos as inovações tecnológicas para oferecer eficiência na prestação de assistência jurídica na defesa dos interesses dos nossos assistidos. Além disso, serve de inspiração para projetos futuros que gerem impactos positivos em prol do acesso à justiça e todo o ecossistema de justiça”, assinalou o defensor público.
Premiação Nacional
O Prêmio de Inovação J.Ex tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores nos âmbitos tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicadas no Ecossistema de Justiça. Este é o terceiro ano consecutivo que a DPE/BA chega à grande final da premiação.
Em 2021, o então coordenador de Modernização e Informação, Thales José de Almeida, ficou em primeiro lugar na categoria Executivo de TI Inovador; e a Ferramenta de Agendamento Online da DPE/BA ficou em terceiro lugar na categoria Inovação Tecnológica.