COMUNICAÇÃO
Manual da Melhor Idade da Defensoria é lançado em peça teatral
A Defensoria Pública da Bahia, através da Especializada do Idoso, lançou no último domingo (03), o Manual da Melhor Idade na peça "A Coroa do Tempo", baseada no Estatuto do Idoso através da Lei 10.741. Mais de 400 pessoas lotaram o Teatro Isba, em Ondina, para conferir a peça que traz recortes do cotidiano da vida das pessoas idosas na família e na sociedade. De acordo com um dos diretores do espetáculo, Joaquim Assis, é importante que os idosos estejam unidos, "a peça é um grito de basta a omissão, ao desrespeito para com os idosos, que são as verdadeiras coroas do tempo, que detém sabedoria e conhecimento", declara.
Os idosos que participam do elenco da peça são oriundos da Associação de Servidores Aposentados e Pensionistas da Previdência Federal da Bahia e do grupo Eterna Juventude, formado por 30 idosos com idade a partir de 60 anos, ambos pertencentes ao Movimento Social da Pessoa Idosa da Bahia.Para conferir o espetáculo estiveram presentes a defensora geral Tereza Cristina Ferreira, a diretora da Escola Pública da Defensoria (Esdep), Maria Célia Padilha, a subcoordenadora da Especializada do Idoso, Camila Canário, além das defensoras Gisele Aguiar, Laura Fabíola e Laise de Carvalho.
Para a defensora geral, Tereza Cristina, o domingo foi um grande dia em sua vida como defensora e a frente da instituição, "primeiro tive a honra de acompanhar logo pela manhã presos votando, sendo olhados como iguais num dado momento, o que é importante para ressocialização deles, pois exercem a cidadania e se sentem parte da sociedade. E agora, no final da tarde, posso acompanhar história de pessoas que já viveram muito, o que é um enorme prazer para mim. A atuação desses idosos só faz crescer ainda mais o compromisso com a causa", ressaltou Tereza.
Durante mais de uma hora de espetáculo, o universo lúdico foi utilizando, de forma bem humorada, mas reflexiva, para apontar as dificuldades encontradas pelos idosos, seja numa simples fila de banco. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se deve existir uma fila exclusiva para idosos, eles têm prioridade em qualquer caixa. Em um dado momento da peça, uma das idosas chama atenção para o respeito existente em países de primeiro mundo, onde as pessoas não precisam ler que eles possuem prioridade para garantir o atendimento prioritário.
Para a diretora da Esdep, Célia Padilha, os idosos precisam de toda atenção por parte de todos os órgãos públicos e da sociedade, "precisamos conscientizar a população sobre os cuidados necessários ao lidarmos com os nossos idosos. Eles são o nosso patrimônio histórico. Precisamos unir forças para brigar pelos direitos deles, garantidos por lei", ponderou.
A organizadora do evento, Belanisia Ribeiro, agradeceu aos órgãos públicos, em especial a Defensoria, pela produção do Manual direcionado aos idosos, "É muito bom saber, que órgãos como a Defensoria se preocupam conosco e estão brigando por nossos direitos. Estamos imensamente agradecidos por esse Manual, que com certeza servirá para alertar muitos aqui presentes. Queremos manter a parceria com a Defensoria por muito tempo", declarou Belanisia.
Manual da Melhor Idade - Elaborado pela Especializada da Pessoa Idosa, o Manual tem objetivo de trazer, em linguagem clara, esclarecimentos sobre os direitos e garantias trazidos para os idosos, através da Constituição Federal, Estatuto do Idoso, além das leis municipais e estaduais. A Especializada trabalha para garantir o direito do idoso, relacionados no Estatuto, tais como Saúde (internação, cirurgia, marcação de consultas, medicamentos), Transportes Públicos, Alimentação, bem como orientação jurídica.