COMUNICAÇÃO
Março Mulher 2019 terá atendimento da Defensoria em Periperi
A ação ocorrerá no dia 22, das 8h às 12h, na DEAM de Periperi
No último ano, a cada hora 536 mulheres foram vítimas de agressão física no Brasil. O dado é do estudo divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O que algumas dessas vítimas podem não saber é que têm garantido o acesso aos serviços da Defensoria Pública. Com o objetivo de orientar as mulheres sobre seus direitos, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, através do Núcleo de Defesa da Mulher – NUDEM, promoverá a ação Março Mulher 2019 no dia 22 de março, das 8h às 12h, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Os atendimentos serão na Unidade Móvel de Atendimento da Instituição que estará em frente a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM, no bairro de Periperi.
De acordo com a defensora pública Viviane Luchini, que atua no NUDEM, a ideia do evento surgiu a partir de uma conversa com a delegada de polícia titular da DEAM – Periperi, Simone Moutinho, que disponibilizou o espaço da unidade policial para a realização da atividade. Ainda de acordo com Viviane, a parceria entre os equipamentos da Rede de proteção à mulher viabilizará a realização de atendimento psicossocial e oficinas.
O levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública também constatou que 37% das mulheres no Brasil já sofreram algum tipo de assédio. O grupo mais vulnerável é daquelas que estão entre os 16 e 24 anos, com 66% das mulheres atingidas nessa faixa etária, seguido do grupo de 25 a 34 anos (54% de recorrência) e de 35 a 44 anos (33%).
NUDEM
Através do NUDEM, vinculado à Especializada de Direitos Humanos da DPE/BA, é promovida a defesa dos direitos das mulheres, especialmente as que estão em situação de violência doméstica ou familiar. É prestada toda a assistência necessária, como orientação jurídica, apoio psicológico, ajuizamento de ações (alimentos, divórcio, dissolução de união estável, guarda, etc.), requerimento de medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e encaminhamento para a rede de atenção existente no município.