COMUNICAÇÃO
Mediações e conciliações: Alternativas rápidas que evitam abarrotamento do Poder Judiciário
Cerca 30 casos que chegam por dia à Defensoria Pública do Estado da Bahia são resolvidos por meio de conciliação na Casa de Acesso à Justiça, por meio da Central de Mediações Rápidas. Coordenada pelas defensoras públicas Donila Fonseca e Tatiane Franklin, na CAJ funciona o atendimento inicial da Defensoria, onde são realizados cerca de 300 atendimentos diariamente. Além do atendimento jurídico, o assistido conta ainda com orientações de psicólogos e assistentes sociais, oferecidos pelo Núcleo Psicosocial da instituição.
"A importância das mediações e conciliações está em resolver o problema do assistido de forma mais rápida, sem que haja a espera pelo atendimento judicial, o que ajuda a não abarrotar o sistema judiciário. Muitas vezes, são questões familiares, de relacionamento, que podem ser resolvidas rapidamente,a través de acordos, atendendo da melhor forma o anseio desse cidadão que nos procura", explica Donila. Ainda segundo ela, o atendimento psicosocial oferecido aos assistidos propõe também mostrá-los como solucionar e encontrar alternativas para resolver os problemas sem conflitos e sem que precisem da intervenção de órgãos jurídicos.
Estrutura - A Casa de Acesso à Justiça I funciona à Rua Arquimedes Gonçalves, n° 313, Jardim Baiano, em Salvador. Para mais informações, o cidadão pode ligar, gratuitamente, para o Disque Defensoria 129. Ligações são aceitas apenas de telefone fixo.