COMUNICAÇÃO
MÊS DA MULHER: Defensoria participa de atividades em combate à violência
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Defensoria Pública da Bahia reforça a luta de enfrentamento à violência contra o sexo feminino. Nesta quinta-feira (8), defensores públicos prestarão orientação sobre as medidas protetivas às mulheres vítimas de violência no bairro Fazenda Coutos, das 8h às 12h, durante uma ação social promovida pela Secretaria Estadual de Políticas para Mulher (SPM). Na sexta-feira (9), a defensora pública Cristina Ulm, que atua no Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria (Nudem) ministra duas palestras sobre a Lei Maria da Penha e a violência doméstica: às 9h na Faculdade São Salvador e às 19h30 no município de Catu. No dia 13 de março, também será realizada uma palestra sobre o tema no Sine Bahia, a partir das 7h.
Dando continuidades às atividades, o Nudem também participará da "I Feira Mulheres em Ação, Violência Não", iniciativa da Superintendência de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Salvador. O evento acontece na área próxima ao Plano Inclinado da Liberdade. Além dos esclarecimentos em relação à violência doméstica com a defensora Cristina, orientação jurídica na área de família também serão prestadas pela defensora pública Claudia Ferraz.
Coletivo de Mulheres do Calafate
Já no dia 22 de março, a Defensoria estará no Calafate prestando esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e violência contra a mulher e também sobre a area criminal. A palestra visa formar as lideranças da comunidade como agentes multiplicadoras de conscientização e divulgação do trabalho desenvolvido pela Defensoria. "Dentro desse universo que existe de violência contra a mulher é importante que a Defensoria se faça presente como instrumento de garantia de direito dessas mulheres, assegurando que elas saiam da situação de violência".
Encerrando as atividades em comemoração ao mês da mulher, a defensora pública Cristina Ulm participa, no dia 28, de uma roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha, além de fazer um apanhado da situação da violência em Salvador. A mesa redonda acontecerá no Conselho Regional do Serviço Social, das 8 às 12h. "Estar nesses eventos é uma forma de dar visibilidade ao trabalho que está sendo desenvolvido pela Defensoria. É preciso que as mulheres saibam que estamos aqui para orientá-las e ajudá-las na garantia de direitos", conclui.