COMUNICAÇÃO

Mesas redondas dão continuidade às comemorações da Semana da Defensoria

19/05/2010 0:53 | Por

Atuação integrada em defesa da mulher. Com esse tema, a Defensoria Pública do Estado iniciou os debates que integram as comemorações da Semana Nacional da Defensoria Pública. A mesa redonda, realizada na manhã desta terça-feira, 18, no Hotel Pestana, reuniu defensores públicos, juízes, promotores e parceiros da Defensoria no combate à violência contra a mulher.

O debate foi iniciado pela diretora da Escola Superior de Defensoria Pública (Esdep), Célia Padilha, que destacou a importância das ações desenvolvidas pela escola para capacitação dos defensores e fortalecimento da instituição. "Pensar uma Defensoria mais forte passa por uma Escola atuante, buscando atualizar, capacitar seu quadro profissional. A Esdep promove ações, estratégias para aprimorar o trabalho dos defensores e fortalecer ainda mais a instituição", afirmou a diretora.

Para apresentar o tema do debate, a promotora de Justiça do Mato Grosso, Lindinalva Rodrigues realizou uma palestra onde destacou que a violência doméstica é a principal causa da morte de mulheres em todo o país. "Com a Lei Maria da Penha, as questões da violência feminina romperam a barreira do silêncio, ganharam visibilidade. Ao reafirmar a violência perante juízes, promotores e defensores, a mulher materializa um conflito em sua real dimensão", avalia a promotora.

Uma forma apontada para fortalecer a atuação contra a violência doméstica é a formação de redes de enfrentamento, unindo diversos setores e instituições. A proposta foi apresentada pela promotora baiana Márcia Teixeira, do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher (Gedem), do Ministério Público. "O importante da rede é que trabalhando juntos somos mais fortes para combater a violência. No momento em que MP e Defensoria Pública unem as forças e os saberes fica mais fácil enfrentar o problema", declarou. A opinião foi compartilhada pela superintendente de Políticas para as Mulheres da Secretaria Estadual de Promoção à Igualdade (Sepromi), Valdecir Nascimento. "A atuação integrada facilita a recuperação da autonomia pelas mulheres".

A atuação da Defensoria Pública da Bahia na luta contra a violência doméstica foi destacada no evento pela coordenadora executiva das regionais, Firmiane Venancio. A defensora apresentou o projeto do Núcleo da Mulher, que vai oferecer atendimento especializado e integral às mulheres, com atividades diversificadas como palestras, promoção de cursos profissionalizantes e acompanhamento psicológico. O núcleo será inaugurado na quarta-feira, 19, data em que se comemora o Dia Nacional do Defensor Público.

A defensora pública geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, também marcou presença no evento, saudando os defensores pela presença. "É muito importante a presença de cada um de vocês. Esta é uma semana de reflexão sobre nossas ações, no sentido de ampliar a nossa integração e o atendimento ao público em situação de vulnerabilidade", defendeu. Também participaram do debate a coordenadora executiva da capital, Maria Carmem Albuquerque, o subdefensor público geral, Clériston Cavalcante e a ouvidora geral Anhamona de Brito.