COMUNICAÇÃO

MICARETA FEIRA 2018 – Demandas na área de saúde são destaques no terceiro dia do Plantão da Defensoria

21/04/2018 20:16 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Defensores públicos foram ao Hospital Geral Clériston Andrade e à Unidade de Pronto Atendimento para identificar os pacientes que aguardam transferência

“A vinda de vocês aqui é a resposta das nossas orações. Vou reunir todos os documentos necessários e, amanhã cedo, vou lá na Defensoria. Ajuda minha tia, doutor”. Esta súplica da administradora Viviana Brito, 34 anos, foi ouvida pelos defensores públicos durante a visita à uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA – de Feira de Santana, no terceiro dia do Plantão da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA na Micareta de Feira 2018.

Com objetivo de identificar os pacientes em situação de urgência e emergência que aguardam transferência para outras unidades de saúde, os defensores públicos Fábio Pereira, Márcio Requião e Wesley Sodré de Oliveira começaram a visita pelo maior hospital público do interior do Estado, o Hospital Geral Clériston Andrade – HGCA. Na unidade, a equipe foi recebida pelo médico plantonista, que falou sobre a demanda neste período da Micareta, a quantidade de leitos da UTI e da Sala Vermelha (destinada ao atendimento de pacientes mais graves), as obras de reforma e ampliação e também sobre os pedidos encaminhados pela Central de Regulação, que alguns foram negados devido à lotação ou pela inexistência de alguns tratamentos e procedimentos específicos.

Quem teve seu pedido de transferência negado pelo HGCA foi a paciente G.N.S., 52 anos, tia da administradora citada no início da matéria. Ela está internada na UPA e precisa ser transferida para fazer um cateterismo. “Liguei para um dos hospitais daqui na tentativa de salvar minha tia, mas fui informada que só atendem particular e não temos dinheiro para pagar. Já estava pensando em ir mesmo na Defensoria para pedir ajuda sobre o que fazer”, acrescentou a sobrinha da paciente.

“A Defensoria está de portas abertas mesmo nesta Micareta. O nosso plantão foi montado para atender situações assim, que precisam da nossa atuação. Vamos adotar medidas para viabilizar a transferência de sua tia para um hospital com atendimento adequado à necessidade dela e que o procedimento [cateterismo] possa ser feito”, explicou o defensor público Wesley Sodré, durante conversa com a sobrinha da paciente e o médico plantonista da UPA 24h.

Hospital da Mulher

As demandas na área de saúde foram um dos destaques no Plantão da Defensoria na Micareta deste ano. Além da visita aos hospitais da Criança e ao Clériston Andrade, na tarde de ontem foi a vez de visitar o Hospital da Mulher. Na ocasião, os defensores públicos tiveram a oportunidade de identificar algumas situações sobre o funcionamento da Central de Regulação e acompanharam alguns pedidos que chegaram na Unidade.

“Acompanhamos, na tela do sistema, os pedidos da Central de Regulação e coletamos muitas informações, que serão fundamentais para a nossa atuação”, explicou o defensor público Fábio Pereira.