COMUNICAÇÃO
Micareta Feira 2024 – Defensoria reforça ações de educação em direitos e proteção ao público infantil
Até o sábado de carnaval, mais de 200 crianças foram identificadas com as pulseiras da Defensoria e quase 300 pessoas alcançadas pela DPE/BA
Festa é um momento para brincar e se divertir, mas também é uma oportunidade para difusão de conhecimento. Foi a partir dessa premissa que a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) resolveu reforçar as ações de educação em direitos durante a Micareta de Feira de Santana. Atuando em regime de plantão desde o primeiro dia da folia, a 1ª Regional da DPE/BA aproveitou a alta concentração de público para intensificar o trabalho de conscientização.
“Existe um universo de direitos que as pessoas desconhecem e, muitas vezes, deixam de buscar. Por isso, além dos atendimentos e orientações jurídicas, intensificamos o trabalho da Defensoria com a educação em direitos, que é uma das nossas missões institucionais. Dessa forma, colaboramos com a construção de uma sociedade mais consciente e emancipada”, avalia a coordenadora da 1ª Regional, Nathália Castelucchi.
Somente nos três dias de folia, a DPE/BA estima ter alcançado um público aproximado de 300 pessoas com a distribuição de publicações institucionais. No sábado, o livro de minicontos Nossa Querida Bia foi lido para o público infantil que ocupava o espaço Micareta Kids. A ação desenvolvida pela defensora Nathália Castelucchi, em parceria com o defensor Danilo Mattos, chamou atenção das crianças e responsáveis para a diversidade étnico-racial e necessidade de fortalecer o combate ao racismo desde a infância.
Proteção ao público infantil
Para contribuir com a segurança e proteção do público infantil levado para a festa, a Defensoria tem feito a distribuição de pulseiras de identificação. Produzida em material inviolável, a pulseira traz espaço para informações como o nome completo da criança, do responsável e telefone para contato. Desse modo, se a criança se perder, a localização pode ser facilmente realizada pelos demais órgãos da rede de proteção.
Até o sábado de carnaval, mais de 200 crianças que transivavam pelo circuito da festa foram identificadas com as pulseiras da Defensoria Pública.
Além das ações de educação, a DPE/BA realizou visitas técnicas aos espaços de garantia de direitos do público infantil como a Delegacia para o Menor Infrator (DAI) e Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Contra Criança Adolescente (Derca). A instituição também esteve no Espaço Criança, estrutura montada pela Prefeitura de Feira de Santana para acolhimento aos filhos(as) de ambulantes e catadores(as).
O plantão da Defensoria na Micareta de Feira encerra nesta segunda-feira, às 14h, após o arrastão que mobiliza aqueles(as) que não querem se despedir do maior carnaval fora de época do estado.