COMUNICAÇÃO
Miguel Calmon – Defensoria participa da Caminhada pela Paz
Autoridades e representantes da sociedade civil participaram do evento
Para afirmar a necessidade de melhorias na segurança pública, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou da “Caminhada pela Paz”, evento organizado pela Prefeitura, Câmara dos Vereadores e líderes representantes da sociedade civil do município de Miguel Calmon, por conta do aumento significativo de alguns indicadores de criminalidade.
Tanto os moradores da zona urbana quanto da zona rural se reuniram na caminhada. Segundo o defensor público Vinícius Accioly, que participou da caminhada, representando a DPE/BA, as cobranças de providências e melhorias no quesito da segurança pública da cidade já vem sendo feitas há alguns dias, através de debates feitos nas escolas e em espaços que contam com a participação da sociedade, além da utilização dos meios de comunicação disponíveis.
“Foram milhares de pessoas reunidas, de forma espontânea, sem nenhuma preocupação de credo, cor, sexo, classe social ou opção político-partidária. Foi algo jamais visto e sentido pela minha pessoa. Impressionou-me a capacidade de coesão das pessoas daquela cidade em torno de algo coletivo. Todos, absolutamente todos, unidos pela paz”, comentou o defensor público.
Dias antes da caminhada Vinícius Accioly já tinha participado de uma entrevista, em uma rádio local, falando sobre a mesma pauta da segurança pública e enfatizou a importância da Defensoria caminhar sempre ao lado de quem mais precisa ter os seus direitos assegurados.
“Essa entrevista foi importante não só como estimulo à participação da sociedade na Caminhada da Paz, mas também para instruí-la sobre o papel de inclusão social da Defensoria e da sua capacidade de contribuir para a redução da criminalidade, através das suas inúmeras atribuições constitucionais, quase todas elas tendentes a promover a pacificação social”, salientou Accioly.
A Caminhada da Paz ocorreu no último dia 14/03.