COMUNICAÇÃO

MILAGRES – Unidade Móvel da Defensoria leva aos moradores os mesmos serviços oferecidos na sede fixa da Instituição

30/05/2019 16:45 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

A UMA foi a atração da cidade e, neste primeiro dia, foram registrados 129 atendimentos

Assim como Brejões e Nova Itarana, que receberam a visita da Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA na última semana, nesta quinta-feira, 30, foi a vez dos moradores de Milagres economizarem o dinheiro do deslocamento até a comarca de Amargosa e aproveitarem as vantagens de ter os mesmos serviços oferecidos na sede fixa da Defensoria perto de casa. A UMA, como é mais conhecida, virou a atração na cidade e, neste primeiro dia, 129 moradores foram à Avenida Conrado Menezes em busca de orientação jurídica e da solução dos seus conflitos.

Desde 2017, com a determinação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – TJ/BA de desativar algumas comarcas, a população de Milagres, Brejões e Nova Itarana passou a ser assistida pela comarca de Amargosa, onde a Defensoria conta com uma sede fixa, mas os cerca de 50 quilômetros de distância dificulta a ida dos moradores. “A Unidade Móvel chega para oferecer todos os serviços prestados pela Defensoria aos locais onde ainda não têm defensores públicos ou, como é o caso de Milagres, reforça o trabalho que é feito na sede fixa em Amargosa. É a oportunidade que temos de acolher as demandas e viabilizar o atendimento da população através da efetivação de serviços como exames de DNA, alimentos, divórcios e retificações de registros”, destacou a defensora pública Manuela de Santana Passos, que participou da itinerância pela primeira vez e dividiu os atendimentos com o coordenador da Unidade Móvel, Marcus Vinícius Lopes de Almeida, a defensora pública Clarissa Lima, o defensor público Ricardo Carillo e os servidores de Amargosa, Salvador e Santo Antônio de Jesus.

“Resolve tudo que a gente precisa”

“É, realmente, um milagre receber esta visita e todos estes serviços em nossa cidade. Como está escrito ali “A Defensoria vai até você” e veio até Milagres. Para nós, é uma dádiva, porque qualquer coisa que a gente tem para resolver tem que se deslocar para Amargosa ou Feira de Santana, por exemplo”, agradeceu a empregada doméstica Naiara Silva, 30 anos, que aproveitou a visita da Unidade Móvel para resolver sobre as ações de divórcio e de alimentos de uma só vez. “Não tem como não sair daqui feliz. Resolve tudo que a gente precisa”, comemorou a doméstica, que já desceu da Unidade Móvel ligando para os familiares para contar as novidades.

O deslocamento de Milagres para Amargosa é calculado, na ponta do lápis, pelo servente Antônio Nascimento Filho, 52 anos, que também agradeceu à Defensoria por trazer os serviços para mais perto dele e dos seus conterrâneos. “São R$ 24,00 de ida e volta para Amargosa. Esta vinda de vocês aqui já me fez poupar este dinheiro e o de muita gente”, revelou o servente, que luta para provar que alguém utilizou os seus dados pessoais para adquirir uma linha telefônica. “Passei um ano fora de casa e, quando cheguei, só vi as faturas do telefone chegando e aumentando de valor cada vez mais. Não fui eu que pedi esta linha e nem fiz essas ligações”, garantiu.

Quem também aproveitou a ida da Defensoria até Milagres para, finalmente, realizar o exame de DNA mais de vinte anos depois com o suposto filho foi o autônomo Alderônio Rocha, 48 anos, que já está planejando até fazer um churrasco para comemorar se o resultado for o que ele está pensando. “Se der positivo, vamos comemorar, registrar e mudar o nome dele. A gente já se bate bem”, resumiu o autônomo, que até trouxe o suposto filho de carona na moto para realizarem o exame.

Até amanhã

A atuação da Unidade Móvel em Milagres segue até amanhã, 31, na Avenida Conrado Menezes, em frente ao CRAS, no centro da cidade. O horário do atendimento será das 8 às 12h e das 13h30 às 16h.