COMUNICAÇÃO
Ministro da Justiça recebe presidência do Condege em Brasília
Nesta quarta-feira, 23, em Brasília, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, recebeu, em seu gabinete, a presidente do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) e defensora geral da Bahia, Tereza Cristina Ferreira, e a vice presidente, Francilene Gomes, que é defensora geral do Ceará. Na pauta, ênfase para a continuidade nos projetos de atuação conjunta em prol da universalização do acesso à Justiça.
No Ministério desde o dia 10 de fevereiro, o ministro enfatizou a necessidade de fortalecimento das Defensorias Públicas no Brasil, destacando importantes avanços na parceria institucional que sua pasta vem desenvolvendo junto às mesmas. A Força Nacional em Execução Penal, por exemplo, foi uma das parcerias mais enaltecidas no encontro. A Força, que já atuou em três estados (Pernambuco, Minas Gerais e Santa Catarina), reuniu defensores públicos de várias regiões do país, tendo garantido assistência judicial a mais de cinco mil presos.
Para a presidente do Condege, a visita consolida o reconhecimento do Governo Federal para com as Defensorias. "Foi uma visita de boas vindas ao ministro, que agendou este encontro e nos recebeu certo de que a continuidade deve ser firmada nos próximos anos, intensificando as parcerias e ampliando o apoio institucional à execução de projetos que visem garantir o acesso à Justiça em todo o país", enfatizou Tereza Cristina. Ainda no encontro, o ministro sinalizou empenho em organizar, nacionalmente, campanha pelo fortalecimento das defensorias no Brasil.