COMUNICAÇÃO

Ministro Jaques Wagner recebe medalha de Honra ao Mérito da Defensoria Pública da Bahia

11/06/2015 20:11 | Por Luana Rios DRT 4867/BA

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, foi homenageado pela Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA, na tarde dessa quinta-feira, 11, durante a cerimônia de posse dos novos defensores públicos. A autoridade recebeu Medalha de Honra ao Mérito Defensorial pela contribuição honorífica no plano do desempenho social e político e serviços à Defensoria.

"Na vida pública, a gente não deve esperar aplausos, mas sempre é bom quando somos reconhecidos porque estimula a gente a continuar no ritmo de assumir o compromisso de fazer cada mais, melhor, com mais transparência e mais eficiência o serviço à nossa sociedade", agradeceu o ministro Wagner.

Em seu discurso, o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, aproveitou para relembrar a contribuição do homenageado no fortalecimento da Defensoria Pública da Bahia, durante gestão como governador da Bahia (2006-2014). "Ele triplicou o nosso orçamento, criou a nossa Ouvidoria externa sem esperar legislação federal, o fundo de assistência judiciária para capacitação dos defensores públicos. Graças a essa conjuntura política favorável, à dedicação dos defensores e defensoras e à sociedade civil é que hoje somos referência no atendimento ao cidadão vulnerável", afirmou.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Defensorial, pela contribuição honorífica, mas não pode comparecer ao evento.

NOVOS DEFENSORES

Durante a cerimônia, também tomaram posse 13 novos defensores públicos, aprovados no último concurso da Defensoria Pública da Bahia, realizado em 2010. Com a chegada dos novos profissionais, a Instituição passa a contar com 279 defensores distribuídos entre capital e interior.