COMUNICAÇÃO
Mobilização carcerária na pauta da Defensoria Pública
A Defensoria Pública da Bahia continua intensificando o atendimento aos internos das unidades prisionais de todo o Estado. Em Jequié, por exemplo, foi dado início, esta semana, uma mobilização de atendimento no Conjunto Penal do município, realizada pelos defensores públicos Vinicius Ribeiro Freire e Pedro Rodrigues Neto.
De acordo com o defensor Vinicius Freire, a unidade prisional de Jequié abriga hoje cerca de 700 internos provisórios e definitivos. "Queremos atendê-los individualmente para que possamos conhecer a situação jurídica de cada um e levantar suas necessidades, através da verificação dos processos", pontuo o defensor.
Salvador - Na capital, o atendimento foi intensificado no Presídio Salvador, sob a supervisão da defensora publica Rita Orge, subcoordenadora da Defensoria Pública Especializada Criminal. A mobilização, que teve início no último mês, já atendeu aproximadamente 900 dos 1.063 internos até esta terça-feira (21). De acordo com a defensora, até a próxima sexta (24) todos os detentos serão atendidos.
Na Colônia Penal Lafayete Coutinho, também em Salvador, a Defensoria conseguiu, através da defensora Fabíola Margherita, a liberação de 38 presos que estavam no regime semi-aberto e foram beneficiados com a liberdade condicional.
Este número corresponde a quase 10% da população da Colônia, que possui um total de 400 detentos. De acordo com a defensora, mais 74 pedidos de livramento condicional estão em andamento aguardando decisão do Tribunal de Justiça da Bahia.