COMUNICAÇÃO

Mobilização contra a dengue invade a orla marítima

28/07/2008 13:39 | Por

Num clima bem carnavalesco, mas sem perder o tom de mobilização, mais de 500 servidores públicos e representantes de órgãos e entidades percorreram parte da Avenida Oceânica, no último domingo, 27, para alertar a população local, banhistas e visitantes sobre a necessidade dos cuidados com o mosquito da dengue.
Puxados por um trio elétrico animado pela banda Virgulino Barilac, entoando canções típicas da folia, os manifestantes passaram sua mensagem de uma forma bem original: através da alegria e da descontração. Muitos banhistas, crianças, adultos, turistas, aderiram à caminhada, que contou com a participação de membros da Defensoria Pública da Bahia.

Entre uma música e outra, uma mensagem de alerta: "Pessoal, cuidado com a dengue. Vamos evitar o armazenamento de água em casa", "Vamos lembrar que o controle da dengue está no dia-a-dia, nas atitudes cotidianas", repetia o cantor.

Faixas, camisas e panfletos imprimiam orientações para a população. "Estamos aqui para alertar a população e informar sobre os cuidados que devemos ter", disse a coordenadora de Modernização e Tecnologia da Defensoria, Rosa Barbosa ao lado da defensora geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, que também prestigiou o manifesto.

"É importante combater a dengue e ajudar neste combate. E ainda aproveito para me exercitar", disse a defensora Iasnaia Ribeiro, outra integrante da instituição que aderiu ao ato. Foram 4 horas de caminhada, de Ondina até o Porto da Barra, anunciada, a cada trecho, por fogos de artifícios.

Segundo Jesuína Castro, coordenadora do setor de controle de doenças transmitidas por vetores da Secretaria da Saúde, a caminhada é uma ferramenta utilizada pelo comitê de combate à doença para chamar a atenção dos baianos sobre a proliferação do mosquito. "As pessoas pensam que estão imunes à dengue e não têm os devidos cuidados", disse destacando que já são mais de 32 mil casos registrados na Bahia.