COMUNICAÇÃO

Mobilização promove o combate da violência contra a pessoa idosa

15/06/2018 16:54 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)

A ação, que aconteceu na Estação Nova Lapa, contou com a participação da Defensoria Pública da Bahia

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas – ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. Para dar visibilidade à data, uma ação coletiva com a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA foi realizada na Estação Nova Lapa. Diálogo com a população, distribuição de materiais informativos, além de aferição de pressão arterial fizeram parte da atividade.

A organizadora do evento e presidente da Associação Nacional de Gerontologia da Bahia – ANG BA, Maria Emília Rodrigues, contou que a ideia de desenvolver uma ação conjunta entre organizações da sociedade civil, empresas solidárias e representações de órgãos governamentais que atuam junto ao segmento idoso no Estado da Bahia surgiu da necessidade de trabalhar a educação para o envelhecimento.

“Essa ação é importante para dar visibilidade social a esse tema que é tão pouco debatido e também para conscientizar as pessoas com relação à violência que é praticada contra a pessoa idosa. Para ter ideia como essa ação coloca em evidência o assunto duas pessoas me procuraram para apresentar denúncias e obter informações como deveriam proceder nessa situação”, disse a subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa da DPE/BA, Laise Carvalho.

Segundo relatório do Ministério dos Direitos Humanos, as agressões contra a pessoa idosa somaram registraram ano passado 33.133 denúncias pelo Disque 100. O sistema é gratuito, garante o sigilo do denunciante e está disponível por 24 horas todos os dias. Depois de feita, cada denúncia é encaminhada para os respectivos órgãos responsáveis pelo caso.

“Esse momento é importante para conscientizar a população sobre uma realidade que muitas vezes vai para debaixo do tapete, as pessoas sabem que existe, mas não levam a sério a violência contra a pessoa idosa. Queremos com essa ação levar o povo a combater a violência, isso não pode ser visto como algo normal”, falou o presidente do Conselho Municipal do Idoso, padre José Carlos Santos Silva.

Para a Organização Mundial de Saúde a violência é caracterizada pelo uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha grande probabilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.

SEMPRE É TEMPO DE APRENDER

A Cartilha da Pessoa Idosa – Sempre é tempo de aprender (para acessar, clique aqui) da Defensoria Pública da Bahia foi distribuída durante o evento. “Fiquei encantada com o material. É bastante explicativo e qualquer pessoa consegue entender o conteúdo. Fico feliz em ver algo assim que explica de forma fácil como cuidar da pessoa idosa”, contou a enfermeira e representante da Pastoral da Pessoa Idosa, Virginia Santana. Na publicação constam dicas para melhoria da qualidade de vida, direitos da pessoa idosa, informações sobre a Defensoria Pública e esclarecimentos acerca de temas relacionados ao público-alvo da cartilha.