COMUNICAÇÃO
Modernização – SIGAD e outras ferramentas são apresentadas a defensores gerais e SRJ
A ferramenta de Gestão de Atendimento da Defensoria Pública, SIGAD, foi apresentada, neste final de semana, aos defensores gerais e ao secretário da Reforma do Judiciário, Marivaldo Pereira, junto a seu coordenador de Modernização, Eduardo Dias.
Na reunião do Conselho Nacional de Defensores Gerais (Condege), o coordenador de Modernização da Defensoria, Luciano Pena, apresentou as mais recentes ferramentas que vem sendo desenvolvidas na instituição para modernizar e garantir maior eficácia e segurança na tramitação de documentos e maior transparência nos atendimentos prestados pelos defensores. "A partir dos estudos realizados nas demais Defensorias e em instituições em outros estados, criamos o SIGAD para que seja uma ferramenta de qualificação do trabalho dos defensores públicos baianos", pontuou Pena.
Para Eduardo Dias, que assistiu a toda a apresentação, a política de modernização da Defensoria da Bahia pode ser considerada inovadora. "Estas iniciativas, em especial o SIGAD, demonstra uma visão ampla de gestão, com planejamento estratégico, preocupada não só em melhorar o atendimento quando aparecem as situações emergenciais, mas uma gestão preocupada em planejar ações, com atendimento especializado e humanista para os usuários desta instituição", enfatizou. Segundo a defensora geral da Bahia, Tereza Cristina Ferreira, o SIGAD, o GED e todo investimento em Tecnologia da Informação é uma demanda antiga na Defensoria, que em muito precisa avançar."A Defensoria não pode parar no tempo. Deve buscar as ferramentas necessárias para aprimorar a atuação dos defensores, qualificar nossos serviços e garantir soluções mais eficazes e rápidas para as demandas dos usuários. Avançamos muito e estamos na dianteira desta inovação", disse.
O SIGAD já foi apresentado aos defensores em reuniões setoriais e já está em fase de implantação. Defensorias de outros estados e outras instituições já sinalizaram nos últimos meses interesse em replicar a ferramenta. "Com certeza, o SIGAD tende a se expandir para outras Defensorias no Brasil. Admiramos este pioneirismo e afirmamos que nós da Secretária da Reforma, temos muito interesse em acompanhar, participar e colaborar no que for preciso para vê-la implantada, quem sabe, em todos os estados", concluiu Eduardo Dias.