COMUNICAÇÃO

Módulo prático do curso de Conciliação e Mediação de Conflitos da Defensoria é iniciado

31/08/2018 19:37 | Por Carine do Carmo (estagiária), com supervisão de Vanda Amorim - DRT/PE 1339

Voltado para defensores públicos e servidores, o curso ofertou a parte teórica no período de novembro de 2017 a janeiro de 2018

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA reuniu nesta sexta-feira, 31, servidores e defensores públicos para iniciar a parte prática do curso de capacitação em Conciliação e Mediação de Conflitos. O curso aconteceu, de forma simultânea, em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Juazeiro.
O curso, voltado para as áreas do Direito, Serviço Social e Psicologia, tem como objetivo capacitar a equipe da instituição para garantir mais acesso a direitos aos assistidos, trabalhando também na diminuição de conflitos de diversas naturezas e âmbitos.
Segundo a coordenadora do Núcleo Observatório de Pacificação Social da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Ana Paula Rocha Bomfim, a ideia é apresentar por meio de técnicas e ferramentas, como auxiliar a sociedade a resolver suas próprias demandas e conflitos, sem precisar buscar outros meios como o judiciário.
“Essa etapa final do curso é muito importante, será possível ver a prática da mediação dentro da Defensoria Pública. Com esse curso, as regionais [da Defensoria] poderão ter a prática da mediação dentro da sede da instituição, seja feita por defensores públicos, por assistentes sociais, por psicólogos ou pelos advogados que atuam dentro da Defensoria”, explicou a coordenadora.
Também ministraram aulas na capital os instrutores Adjaci Marinho de Assis, Murilo Vilas Boas e Rejane Ramos Dantas Lisboa, que explicou um pouco da dinâmica de atividades: “Na parte teórica, abordamos os fundamentos de mediação, as teorias que permeiam essa relação e da conciliação também, tanto das distinções quanto das aproximações. Já com a parte prática, será possível aprender a fazer um bom resumo e uma agenda de trabalho, entre outras atividades”.
Os encontros acontecerão no intervalo de 15 dias. Em Salvador, acontecerá sempre na Escola Superior da Defensoria Pública do Estado – ESDEP. Nesse intervalo, a equipe realizará atividades extraclasse. Após os encontros na Defensoria, as práticas de mediação serão realizadas no Núcleo Observatório de Pacificação Social da UFBA, sendo possível pelo convênio existente entre a universidade e a instituição.
Na Sede da 1ª Regional da Defensoria – Feira de Santana, o curso foi ministrado por Jonathan Diêgo. Em Vitória da Conquista (2ª Regional), a instrutora foi Flávia Santiago. Na sede da 4ª Regional – Itabuna, o curso foi com Elaine Angélica. E na sede da 5ªRegional – Juazeiro, esta etapa do curso de Conciliação e Mediação de Conflitos ficou com Felipe Castro. A próxima aula será realizada no dia 21 de setembro.