COMUNICAÇÃO

Moradores de Fazenda Coutos buscam serviços da Defensoria Cidadã Itinerante

09/09/2016 14:27 | Por Luciana Costa DRT 4091/BA (texto e foto)
O atendimento prossegue na próxima sexta-feira, 16

Diminuição do índice de conflitos na comunidade. Para a comandante da Base Comunitária de Segurança de Fazenda Coutos, tenente PM Carla Sousa de Oliveira, a presença da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em locais com alta vulnerabilidade ajuda na prevenção e diminuição de conflitos. “A presença da Defensoria é um ganho para os moradores do bairro. Só temos a agradecer a vinda da iniciativa e esperamos que voltem mais vezes”, disse Carla. Este foi o segundo dia de atendimento através da Defensoria Cidadã itinerante no bairro. Na próxima sexta-feira os defensores públicos estarão de volta à Escola Municipal de Fazenda Coutos.

Por meio de parceria entre Defensoria estadual e Secretaria de Segurança Pública, interessados em acompanhar ações já ajuizadas pela Defensoria e obter orientações nas áreas de Família, Direitos Humanos, Infância e Juventude, Crime, Cível, Pessoa Idosa, Consumidor e Curadoria se dirigiram até a Escola Municipal de Fazenda Coutos, nesta sexta-feira, 9, para obter assistência jurídica e esclarecer dúvidas.

Foram realizados 43 atendimentos. A manicure Mary Jane Mota aproveitou a oportunidade para dar andamento a duas questões: o nome do seu pai na certidão de nascimento e a pensão alimentícia da filha. “Foi uma oportunidade única. Sempre adiava para resolver esses problemas porque o deslocamento para mim é difícil. Por isso, assim que soube que a Defensoria estaria aqui vim para ser atendida”, relatou Mary.

De acordo com a coordenadora das Especializadas da Capital, defensora pública Gianna Gerbasi, o principal objetivo do projeto é mostrar para as pessoas que elas podem contar com o atendimento da Defensoria Pública e mostrar que elas tem o seu direito de acesso a cidadania assegurado.

A Defensoria Cidadã Itinerante ainda conta com a Ação Cidadã Sou Pai Responsável, com atendimentos voltados à coleta de material genético para realização gratuita de exames de reconhecimento de paternidade de crianças, adolescentes e adultos que não possuem o nome do pai no registro civil.

O atendente de telemarketing Antônio Santos procurou os serviços da Defensoria para dar entrada no divórcio. Apesar de já estarem separados há mais de dois anos eles ainda não tinham formalizado a situação. “Fui muito bem atendido, não demorei e é bastante organizado. Poucas vezes vi ações tão bem estruturadas aqui em Fazenda Coutos”, elogiou Antônio.

A Defensoria Pública da União – DPU também participou da iniciativa atendendo demandas que envolvem órgãos como o INSS, Incra, Funai, Correios, Caixa Econômica Federal e as Instituições de Ensino Superior Federal. Assim como a Defensoria estadual, a DPU ajuíza ações de saúde.

VARAL SOLIDÁRIO

Para o último dia da Defensoria Cidadã Itinerante em Fazenda Coutos, na próxima sexta-feira, 16, além do atendimento e orientação jurídica a Defensoria Pública da Bahia preparou uma palestra sobre paternidade responsável com a subcoordenadora da Especializada de Família, Donila Fonseca, e um varal solidário onde peças de roupas, sapatos, bolsas, acessórios e livros serão doados aos moradores da comunidade. Cada pessoa terá direito a duas peças. É só chegar e escolher!