COMUNICAÇÃO
Moradores de Narandiba recebem orientação da Defensoria no Abração Cidadão
Mais uma vez a Defensoria Pública do Estado da Bahia se fez presente em um evento que visa aproximar os serviços públicos do cidadão que dele mais necessita. O projeto Abração Cidadão, organizado pela rede Record e Rádio Sociedade, aconteceu na manhã deste sábado, dia 13, no bairro de Narandiba, no antigo pátio do Detran.Os quatro defensores que trabalharam no evento realizaram mais de 50 atendimentos.
Como observou o defensor público Armando Fauaze, a maior parte dos problemas trazidos foram conflitos entre vizinhos, problemas oriundos da falta de esclarecimento e falta de orientação. "A gente procura ajudar as pessoas a evitar os conflitos, usando os melhores métodos de relações humanas, buscando, via de regra, uma solução extrajudicial, tendo em vista que o nosso Judiciário anda abarrotado de processo e que desta forma possamos buscar a paz social", explicou Fauaze. Questionado sobre os benefícios do acesso à Defensoria no Abração Cidadão, Gilson de Jesus dos Santos disse que: "o benefício é total. Quando resolve aqui mesmo, tudo bem. Quando não resolve o defensor nos orienta, como eu mesmo fui orientado a ir no Procon, e se não resolver em 30 dias, ele mandou eu procurar a Defensoria no bairro de Nazaré para entrar com a ação."
Além dos atendimentos realizados pelos defensores Armando Fauaze, Guiomar Fauaze, Antonio Cavalcante e Maria Carmem Albuquerque Novaes – subcoordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – foram distribuídas pelos servidores as cartilhas de orientação dos serviços prestados pela Defensoria.
Todas as áreas da Defensoria estavam representadas no evento. Para a defensora coordenadora do evento, Maria Carmen, o objetivo da Defensoria no Abração Cidadão é "principalmente divulgar os nossos serviços, como funciona a instituição, assegurar àquele que nos procura que a Defensoria Pública vai estar sempre presente na defesa dos seus direitos, seja nessas situações de eventos itinerantes ou nas suas sedes de atendimento".