COMUNICAÇÃO

Moradores de Sussuarana recebem orientação da Defensoria Pública

28/11/2015 19:48 | Por Vanda Amorim - DRT/PE 1339 (texto e fotos)

Defensores públicos fizeram atendimento durante Abração Cidadão da TV Record

Mais uma atividade itinerante foi realizada pela Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA em final de semana. Desta vez defensores públicos levaram, na manhã desse sábado, 28, orientação e assistência jurídica a moradores do bairro de Sussuarana e adjacências, integrando o Abração Cidadão da TV Record. Foram realizados 44 atendimentos, em maioria com questões da área de família, com um exame de DNA para investigação de paternidade.

Com uma demanda sempre grande, o stand da Defensoria Pública começou a ser procurado desde antes das 8 horas, horário previsto para o início do atendimento da atividade promovida pela TV Record com a participação de várias instituições além da Defensoria. Sete defensores promoveram o atendimento, auxiliados por servidores da instituição.

PATERNIDADE QUESTIONADA

A única coleta de material salivar para exame de DNA foi realizada para atender o casal Jaciara Nascimento Reis, 38 anos, e Antônio Carlos de Jesus, 40, pais de um bebê de dois meses que moram no bairro de Cajazeiras. Como acontece em muitos casos, eles já vivem juntos e até registraram a criança, mas procuraram o exame de investigação de paternidade para "calar a boca das pessoas". Segundo Jaciara, era importante comprovar, porque a família de Antônio levantava suspeita pelo fato de a criança ter a cor da pele um pouco mais escura que a dos dois. "Por mim está tudo bem, mas ela quis, então viemos procurar a Defensoria", disse Antônio.

INDENIZAÇÂO

Com um grande curativo no braço direito, Valdeci de Jesus Leite, 42 anos, procurou a Defensoria para pleitear uma indenização. Segundo seu relato, ela se dirigia a um posto de saúde no bairro Tancredo Neves e teve que passar por uma ponte que está sendo retirada pela Prefeitura de Salvador. Pela dificuldade de passagem Valdeci caiu dentro do canal de esgoto, cortando gravemente o braço, onde recebeu oito pontos internos e 12 externos, que infeccionaram. "Quase perdi o braço", protestou.

Dedicaram a manhã do sábado ao atendimento à população de Sussuarana as defensoras públicas Cristina Ulm, Eliana Cavalcante Reis, Marta Torres, Isabel Neves e Walmary Pimentel, e os defensores César Ulisses Costa e Ricardo Carillo Sá. Os atendimentos foram para execução de alimentos, divórcio, DNA, indenização, entre outros. Também foram registrados casos previdenciários e trabalhistas, encaminhados para a Defensoria Pública da União.