COMUNICAÇÃO

Moradores do Lobato recebem apoio da DPE/BA após abertura de cratera

09/10/2015 19:14 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA
Cratera apareceu em local onde é construído túnel para ligação a Pirajá

Moradores de Boa Vista do Lobato vivem dias de apreensão. Um buraco foi aberto no bairro, nas obras de implantação do túnel do Corredor Transversal, da Via Expressa, que ligará a região do Lobato até Pirajá. Nesta quinta-feira, 8, a defensora pública Alexandra Soares e a ouvidora-geral, Vilma Reis estiveram no local para verificar as demandas das famílias.

"Não estamos brigando por bem material. O que mais queremos, neste momento, é ficar abrigado em um local seguro", reclama a moradora Salete Martins, 37. Por conta da cratera que surgiu no local, moradores da região foram retirados das casas. Mais de 60 famílias reclamam de rachaduras provocadas ou agravadas em suas residências desde o início das obras no local.

O abastecimento de água foi afetado após o ocorrido, e não há previsão de normalização do fornecimento. "Ainda temos que lidar com o corte da água. É uma falta de respeito, meu estado emocional está abalado, meus filhos estão assustados e não param de perguntar se iremos morrer por causa dessa situação", desabafa a moradora Maria das Graças, 42.

A defensora pública Alexandra Soares, atuante no Núcleo Fundiário da Defensoria Pública da Bahia, estabeleceu as providências a serem tomadas a partir deste momento: "O auxílio aluguel será solicitado para as pessoas que tiveram que sair das residências ou estão em situação de risco e uma reunião com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER – e o Consórcio responsável pela obra será agendada". A Defensoria deverá, ainda, encaminhar ofício para CODESAL solicitando um laudo técnico".

Corredores Transversais

As obras do Governo do Estado são executadas pelo Consórcio Transoceânico Salvador – CTS. Orçada em R$ 1,24 bilhão – somado o Corredor Transversal 2 (Piatã – Águas Claras), a intervenção é uma via de 13 quilômetros de extensão. O Corredor Transversal 1, liga a Orla Atlântica aos bairros de Capelinha e Pirajá, desembocando no Lobato, na avenida Suburbana. Enquanto, o Corredor Transversal 1 começa na BR-324, em Águas Claras, indo até a Orla.