COMUNICAÇÃO
Moradores em situação de rua poderão fazer cartão do SUS
Moradores de rua sem acesso a atendimento médico por não possuírem o cartão do SUS - Sistema Único de Saúde. Após receber esta denúncia feita pelo Movimento da População de Rua da Bahia, a coordenadora do Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos, Fabiana Almeida conseguiu, nesta segunda-feira (08), em reunião com o coordenador da Secretaria Municipal de Saúde, Ariovaldo Borges Junior, dar uma boa notícia a esta população: o cartão do SUS poderá ser feito na Especializada de Direitos Humanos da Defensoria, no Canela.
Segundo a defensora, devido à necessidade de informar um endereço, a população não conseguia fazer o cartão. "Iremos indicar o endereço do Movimento da População de Rua para a confecção", informa. Satisfeita com a parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde de forma rápida, a defensora considera a ação como uma vitória no trabalho desempenhado para os moradores em situação de rua. "Também há uma confiança e uma respeitabilidade pelo trabalho da Defensoria", completa. Para Carlita Morares, psicóloga e voluntária do Movimento da População de Rua, e que há 12 anos acompanha o trabalho do grupo, a ação é essencial. "Se os moradores em situação de rua fortalece a sua identidade, também começa a melhorar a autoestima", pontua.
Para fazer o cartão do SUS, que, a partir do ano de 2012, será trivial para o atendimento nas unidades do sistema, os moradores em situação de rua devem portar RG ou certidão de nascimento. Segundo ela, aqueles que não possuírem o documento de identificação serão encaminhados para o cartório ou para a Secretaria de Segurança Pública para a emissão dos mesmos. "Ninguém deverá ficará sem atendimento por não possuir o cartão", informa a defensora. A Especializada em Direitos Humanos da Defensoria Pública fica localizada na Rua Pedro Lessa, n° 123, Canela. Mais informações 129.