COMUNICAÇÃO

Mostra de Filmes é promovida pela DPE para discutir temas da Infância e Juventude

07/11/2016 13:31 | Por Rachel Koerich DRT 4820/BA (texto)

Evento continua ainda nesta terça-feira, 8

Com a finalidade de aproximar arte e direito, a Defensoria Púbica do Estado da Bahia – DPE/BA, através da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, iniciou, nesta segunda-feira, 7, entre 9h e 17h, na Escola Superior da Defensoria Pública – ESDEP, a sua 1ª Mostra de Filmes. Os primeiros, exibidos nesta segunda-feira, foram os documentários Garapa e Ônibus 174. Na terça-feira, 8, serão exibidos ainda Menino 23 e De Menor. Selecionados a partir de áreas macro – infracional e protetiva, e também nuances diferenciadas dos contextos e personagens emblemáticos de casos reais, a mostra é voltada para convidados da rede de proteção e garantia de direitos, assim como para pessoas interessadas no tema, intenciona ampliar a visão e discussão das temáticas afetas à infância e juventude, e acontecerá duas vezes ao ano. A próxima edição está prevista para dezembro de 2016.

Sobre a iniciativa, a defensora pública e subcoordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Carmen Novaes afirma que " além de fortalecer a parceria institucional com demais atores da rede, tem por objetivo aprimorar o olhar nas abordagens, fundamentação e ações em prol de crianças e adolescentes".

Aos convidados, foi servido pipoca, algodão doce e também oferecido, para degustação, garapa, o caldo da cana de açúcar que inspirou o título de um dos filmes apresentados. Para quem tem interesse em participar do segundo dia do evento a subcoordenadora informa que não é necessário fazer inscrição, mas que o auditório está sujeito a lotação.

Menino 23

O documentário, de Belisário Franca, acompanha a pesquisa do historiador Sidney Aguilar, que descobriu que durante os anos 1930, 50 meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para uma fazenda no interior de São Paulo, onde foram submetidos a trabalho escravo e identificados por números. No filme, Aloísio Silva, o "menino 23" e outras vítimas revelam suas histórias pela primeira vez.

De Menor

Filme de estreia da diretora paulista Caru Alves de Souza, esta ficção retrata a história da jovem advogada Helena, que é defensora pública de menores infratores e vive com Caio, seu irmão caçula. Órfãos, os dois têm um relacionamento de muita cumplicidade, até o dia em que o rapaz comete um delito e torna-se réu na Vara da Infância e Juventude de Santos, local de trabalho de Helena.

Serviço

O QUE: 1ª Mostra de Filmes da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da DPE/BA.
QUANDO: 8 de novembro, das 9h às 17h.
ONDE: ESDEP, Rua Pedro Lessa, 123 – Canela (71) 3117-9098/9154 infancia.juventude@defensoria.ba.def.br
FILMES EM EXIBIÇÃO: Menino 23 e De Menor