COMUNICAÇÃO

Mulheres de carreira jurídica reunidas em comemoração aos 25 anos do ABMCJ

04/11/2011 2:40 | Por

A função da Defensoria Pública em prol cidadão foi o tema do painel apresentado hoje pela manhã (3) no evento em que comemorou os 25 anos da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, seção Bahia. Representando a defensora pública geral do Estado, Maria Célia Padilha, a defensora pública Tereza Cristina falou sobre o papel da Defensoria, do trabalho de prevenção e consciliação que pode ser desenvolvido em cada insitituição jurídica, o que, em sua opinião, tem que ser o foco de atuação do pais para que se faça cumprir os princípios constitucionais que garantam o verdadeiro acesso à justiça aos cidadãos. O evento, promovido pela ABMCJ, foi realizado no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador.


"A Defensoria tem o compromisso de prestar serviço aquele que nem sabe que tem direito, esse é nosso papel", disse Tereza Cristina ao ressaltar a "importância do judiciário hoje ter características femininas, o que representa o empoderamento das mulheres nos espaços do poder". Os debates seguiram durante toda a manhã abordando o crescente número de mulheres, que, em algumas instituições, ultrapassa o de homem e que tem sido de bastante notoriedade no cenário brasileiro. Na Defensoria, por exemplo, cerca de 80% do quadro é de mulheres.


Outros pontos abordados no evento foram a integração da mulher na justiça brasileira, sob o aspecto das ações afirmativas; as mudanças na magistratura e seu papel na sociedade; assim como a trajetória da da mulher na Segurança foram outros pontos do debate. "A função da ABCMJ tem como foco conscientizar as mulheres de carreira jurídica, na busca de seus direitos e deveres; promover a luta pela igualdade de gênero e reconhecimento do seu papel social no cenário profissional e combater todo e qualquer tipo de violação dos Direitos humanos das mulheres", declarou a Teodomira Costa, presidente da ABMCJ/Bahia.


O evento contou ainda com a presença da desembargadora federal TRF1, e Neuza Alvez da Silva; da vereadora Eron Vasconcelos, que preside a comissão de defesa dos direitos da mulher da Câmara Municipal; Maria José das Neves Duarte, presidente da ABMCJ/nacional; Herilda Balduino de Souza, presidente da ABMCJ/Brasília; das desembargadoras Nágila Sales Brito e Maria Adná Aguiar do Nascimento; da juíza de Direito, Aidê Ouais; Saul Quadros, presidente da OAB-BA; da delegada Valquiria Barbosa; da escrivã Edna Brita Silva dos Santos, escrivã - Ba e Maria Bernadete Cordeiro, advogada do Conselho Deliberativo da ABMCJ no Estado.