COMUNICAÇÃO

Mulheres nas carreiras militares será tema de audiência promovida pela Defensoria

13/11/2019 17:30 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

O evento ocorrerá no auditório da Escola Superior da Defensoria no dia 26 de novembro, a partir das 8h da manhã

Para debater a inserção das mulheres nas atividades militares e a constitucionalidade ou não das limitações impostas ao ingresso delas nestas carreiras, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promoverá audiência pública sobre o tema na capital baiana.

O evento ocorrerá no auditório da Escola Superior da Defensoria – Esdep no dia 26 de novembro (terça-feira) a partir das 8h da manhã. O encontro contará com participação da defensora pública Firmiane Venâncio, do professor e juiz federal Dirley da Cunha Jr., da pedagoga Anucha Cardoso, da tenente-coronel dos Bombeiros Militares da Bahia Ana Fausta Araújo e da major da Polícia Militar da Bahia Claudia Mara Mendes.

Para a defensora pública Camila Canário, uma das organizadoras da audiência, a questão não vem sendo discutida, já que o papel e a capacidade das mulheres são estruturalmente contestados nas mais diversas profissões.

“As instituições praticam o machismo estrutural. A mulher, onde quer que ela esteja, sempre a sua importância, a sua função, é questionada. Como a carreira militar, a questão da segurança pública, é muito ligada a questão da força, isso é ainda mais ostensivo que o usual. Será que a mulher consegue fazer inserções efetivas no âmbito da segurança pública? Neste painel a mulher é ainda menos aceita por conta do paradigma da força”, explica Camila Canário.

Segundo a defensora pública, enquanto alguns Estados já avançaram e não impõe mais nenhuma limitação quantitativa ao ingresso das mulheres nestas carreiras, outros impõem cota máxima para participação das mesmas, como é o caso da Bahia que permite ingresso de no máximo 10% de mulheres nas profissões militares.

Serviço:
O quê: Audiência Pública – “O papel das mulheres nas carreiras militares e a (in)constitucionalidade da limitação do seu ingresso nas fileiras da corporação”

Onde: Escola Superior da Defensoria, Rua Pedro Lessa, 123, Canela, Salvador
Quando: 26 de novembro (terça-feira), às 8h