COMUNICAÇÃO

Mutirão

14/12/2011 20:21 | Por

Assim como Salvador, mutirão acontece também em Ilhéus

Acontece nesta quarta-feira (14) até a próxima sexta-feira (16) o mutirão carcerário na cidade de Ilhéus, a 460 quilômetros de Salvador. De acordo com a defensora pública Paula Verena, que está a frente das atividades, a intenção é reduzir a população carcerária. "A Lei 12.403 da Nova Lei de Prisões possibilita que em alguns casos os presos possam aguardar julgamento em liberdade. Nós vamos fazer o possível para garantir esse direito, fazendo, assim, com que os presídios deixem de ficar superlotados.


De acordo com a defensora, o principal presídio da cidade, que tem capacidade para 160 detentos, está abrigando, hoje, cerca de 280 pessoas. Um grupo de defensores públicos, juntamente com estudantes de direito, está realizando os atendimentos, cadastrando os internos e analisando caso a caso. "Até sexta-feira nós pretendemos peticionar todos os processos e ajuizá-los para que sejam todos deferidos. Esperamos que a maioria deles possa aguardar o julgamento em liberdade, como lhe garante a Lei", pontuou Paula.


Nesta terça-feira (13), ocorreu a abertura do mutirão com palestra de defensores públicos, em que contou com a presença de moradores da cidade, ex-internos, que doaram caixas de sabão em pó como forma de inscrição ao evento. Na ocasião, a Defensoria Pública abordou assuntos como o papel da instituição e a Nova Lei de Prisões, focando no rumo e desenvolvimento do mutirão.