COMUNICAÇÃO
Mutirão em Camaçari atende mulheres vítimas de violência doméstica
Cerca de 40 processos foram analisados em um mutirão de audiências que aconteceu em Camaçari, na última sexta-feira (21) em parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público e o Poder Judiciário. De acordo com a defensora pública Liliana Santos Conceição, o mutirão foi realizado com visão em processos referentes à Lei Maria da Penha. Muitas mulheres da cidade e região estiveram presentes para fazer atendimentos e ouvir as palestras.
Algumas das mulheres vítimas presentes prestaram o seu depoimento, permitindo que a Defensoria, o MP e o Poder Judiciário pudessem conhecer ainda mais as dificuldades encontradas pelas mesmas. "O evento possibilitou também que as demais mulheres presentes percebessem que esse problema não lhes é particular e que, portanto, não deve ser resolvido no âmbito privado das suas relações. Nesse caso, o que impera, muitas vezes é o silêncio e a impunidade. O correto é denunciar e resolver judicialmente, com amparo legal", afirmou Liliana Conceição.
Além das audiências, foram realizadas palestras de conscientização às mulheres vítimas, acerca da necessidade de enfrentamento à situação de violência, sendo discutidos os seus direitos, bem como os mecanismos de combate ao crime previstos na Lei. Além deles, os serviços públicos que estão disponíveis ao enfrentamento à violência, o papel de cada Instituição e as ações tomadas para coibir a violência. Foram também discutidos assuntos como a abordagem do rigor da punição aos agressores, tudo isso com o fim de encorajar as mulheres a denunciarem a violência sofrida no ambiente privado e doméstico.