COMUNICAÇÃO

Nota Ouvidoria Cidadã

20/12/2024 15:46 | Por Ascom

A Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia repudia veementemente os atos de racismo e injúria racial denunciados pela advogada, ativista de Direitos Humanos e primeira ouvidora da DPE/BA (2009), Anhamona Brito.

Na última quinta-feira (19/12), no Aeroporto de Congonhas (SP), Anhamona relatou ter sido perseguida e agredida verbalmente por uma funcionária após utilizar o banheiro exclusivo para Pessoa com Deficiência, devido a um mal-estar.

O episódio incluiu xingamentos e a frase discriminatória “tudo para esse povo é racismo”, evidenciando a necessidade urgente de enfrentarmos preconceitos profundamente enraizados em instituições e espaços públicos. É inaceitável que uma mulher negra, ao questionar atitudes discriminatórias, seja submetida a violência verbal e desrespeito.

Assim como reafirma seu compromisso de adotar todas as medidas cabíveis para combater o racismo, que é crime e não pode ser naturalizado, a Ouvidoria da DPE/BA também destaca sua luta pelos direitos das Pessoas com Deficiência.

É necessário também enfrentar práticas capacitistas que reforcem discriminações interseccionais. A compreensão de que a defesa dos direitos humanos não deve ser excludente, mas inclusiva, é o que norteia o trabalho da Ouvidoria da Defensoria Pública.