COMUNICAÇÃO
Nota Pública – Rompimento da Barragem em Brumadinho
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, em conformidade com o Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais – Condege, vem a público reforçar a indignação institucional com a negligência que ocasionou o rompimento da Barragem de Brumadinho (MG) na tarde da sexta-feira, 25, e demonstrar compadecimento com os familiares e amigos das vítimas fatais, que até o momento já chega a 34 mortos e 254 desaparecidos.
Destacamos que a Defensoria da Bahia, que mantém comunicação direta com a Defensoria de Minas, se coloca à disposição para fornecer apoio institucional no que for preciso para minimizar a situação do estado mineiro. A Instituição também incentiva a arrecadação e a doação de mantimentos, roupas, água mineral e itens de higiene para levar aos pontos de doações na Bahia, a fim de dar suporte às vítimas do desastre.
Em Salvador, os donativos podem ser entregues em pontos de coleta no SAC do Shopping Paralela; no Shopping da Bahia (no CAC, localizado no segundo piso); no Shopping Bela Vista (CAC – L1 Sul); no Shopping Barra (CRC, no primeiro piso). Já em Feira de Santana e em Vitória da Conquista as doações podem ser entregues no Boulevard Shopping.
Confira abaixo a Nota Pública emitida pelo Condege de repúdio ao crime ambiental cometido pelos responsáveis pela administração da barragem, republicada pela Defensoria baiana:
“O Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) vem a público externar à sua consternação e à sua indignação com o acontecido nesta sexta-feira, 25, em Brumadinho (Minas Gerais), bem como demonstrar sua solidariedade às pessoas que foram atingidas pelo rompimento da barragem do Vale do Córrego do Feijão.
Não é possível medir neste momento a dor daqueles que esperam por notícias de seus familiares, amigos e colegas desaparecidos, em um contexto que segundo as fontes de notícias, pode chegar a mais de 400 pessoas. Àqueles que já tiveram a confirmação da morte de seus entes queridos, o Condege expressa tremendo pesar.
Também não é possível medir os danos ambientais que se traduzirão em graves prejuízos à fauna e à flora do local, além do impacto social e econômico que se abaterá sobre moradores que dependem da área para seu sustento.
É com indignação que o Condege se posiciona frente ao descaso e irresponsabilidade daqueles que poderiam ter evitado esta tragédia, e se manifesta expressivamente em favor da adoção de medidas que previnam a ocorrência de novos rompimentos.
No mais, informa que a Defensoria Pública de Minas Gerais está de plantão neste fim de semana atendendo aos atingidos pelo telefone: (31) 99619-9765.
Mais uma vez, externamos nossa solidariedade a todas e todos e conclamamos às demais Defensorias que se unam para apoiar Minas Gerais em um momento tão crítico.
Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais”