COMUNICAÇÃO
Nova sala de atendimento da Defensoria irá receber mulheres em situação de violência no Fórum Ruy Barbosa
Instalação no Fórum Ruy Barbosa facilita acesso e concentração dos serviços jurídicos para mulheres em situação de violência
A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) amplia seus serviços com a inauguração da Sala de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, que passou a funcionar desde a última quarta-feira (13) . Este novo espaço visa proporcionar um ambiente adequado e concentrado para o acolhimento e assistência jurídica às mulheres em situação de violência.
Anteriormente, as defensoras realizavam atendimentos na Casa de Direitos Humanos, o que demandava deslocamentos para as mulheres, não sendo a solução ideal diante da falta de espaço físico apropriado, conforme ressaltou a defensora pública e coordenadora de Direitos Humanos, Lívia Almeida.
“A sala vai atender as vítimas de violência doméstica e familiar cujos processos tramitam nas 1ª, 2ª e 4ª Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Fica no primeiro andar, sala 136 do Fórum Rui Barbosa e essas mulheres vão ter mais conforto e mais proximidade das nossas defensoras e defensores, pois estaremos aqui para fazer os agendamentos, atendimentos e acolhimento dessas mulheres”, explicou Lívia Almeida.
A subdefensora pública geral, Soraia Ramos, esteve presente para a entrega simbólica da sala. “A instalação desse espaço é uma ampliação dos serviços da Defensoria, uma ampliação dos direitos das nossas usuárias que vai facilitar a concentração aqui, inclusive financeiramente, pois no mesmo lugar elas vão poder ser acolhidas pela Defensoria e participar das audiências, por exemplo”, afirma.
A iniciativa é recebida com entusiasmo pelas assistidas, como Gabriela*, que relata: “Eu tenho muitos problemas com meu ex-marido e estou sempre por aqui, acho que ter um espaço para atendimento desafoga as outras unidades, que possuem uma demanda muito grande. O fato de ter uma sala aqui no Fórum já ajuda muito”.
Além das defensoras, estiveram presentes na inauguração o diretor da 4ª Vara de Violência Doméstica de Salvador, Adriano Oliveira, Marlos Lisboa, da 2ª Vara, e Carlos Augusto, da 1ª Vara, reforçando o compromisso conjunto em oferecer apoio integral às vítimas de violência doméstica.
*Nome fictício para preservar a identidade