COMUNICAÇÃO

Nova sede da Defensoria é inaugurada em Jequié

07/12/2012 15:41 | Por

A defensora pública geral do Estado, Célia Padilha, inaugurou na manhã de ontem (6) mais uma sede da Defensoria Pública no interior. Dessa vez, no município de Jequié, a 375km de salvador. As novas instalações, vinculada à 4º Regional em Itabuna, está localizada na Rua 15 de Novembro, nº 332, no Centro da cidade e possui um espaço físico construido de 209 m2, com dois pavimentos, três gabinetes, sala de reunião, setores administrativos, sala de recepção e triagem, sala de informática e espaço para mediação e conciliação, onde serão desempenhadas as atividades pelos três defensores públicos que atuam no local.

Na cerimônia de inauguração - que contou com a presença de defensores públicos que atuam em Salvador e vinculados à Regional, a vice e a presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia - Adep, Cristina Ulm e Soraia Ramos, respectivamente, do conselheiro do Conselho Superior, Ussiel Filho, além de autoridades locais, juízes, advogados, profissionais da imprensa e sociedade civil - a defensora geral destacou o importante momento. "A inauguração dessa unidade nos causa muita alegria e a sensação de dever cumprido. Estamos entregando ao povo de Jequié e aos defensores, uma sede, onde primaremos por um serviço digno, humanizado e com o objetivo de oferecer assistência jurídica e extrajudicial gratuita à fatia mais necessitada da população", salientou Célia Padilha.

A defensora geral parabenizou o coordenador executivo das Defensorias Públicas Regionais, Ricardo Carillo, bem como o subcoordenador da Regional, Walter Fonseca, pelo compromisso e seriedade com que vêm desenvolvendo o trabalho da instituição no interior do estado, o que só beneficia o cidadão. Em especial agradeceu e parabenizou o trabalho da defensora pública Sheila Daniela Nascimento, que, há 12 anos, atua na comarca. "Mesmo com uma grande procura da população pelos serviços defensoriais e a árdua tarefa de priorizar, muitas vezes, a quem atender - em face da ausência de condições reais de abraçar toda demanda - ela sempre cumpriu o seu ofício com excelência, dedicação e profissionalismo", disse a defensora geral ao saudar também os defensores públicos Rafson Ximenes e Bárbara Mascarenhas, que atuam no município permitindo o acesso à Justiça a quem mais precisa".

Para Abdijalili Filho, integrante do Grupo Operativo e representante da sociedade civil, "uma sede como essa só engrandece e beneficia os cidadãos, pois sabemos do trabalho que vem sendo feito em prol da sociedade que precisa da Justiça". O evento contou ainda com a participação do procurador geral do município, Eliseu Matos, representando o prefeito da cidade, Luis Amaral, que considerou a inauguração da sede como um presente para o município, ressaltando que envidará esforços para apoiar a Defensoria Pública em suas atividades.

"Ressaltamos a importância desta conquista em dois níveis. Primeiro pessoal no qual vislumbramos que ao longo desses anos estivemos a frente da Instituição com muito esforço e dedicação e sempre procuramos o respeito aos princípios dos direitos humanos. È gratificante percebermos que o êxito foi alcançando; e social pois a Defensoria como instituição democrática por natureza é responsável por amparar a parcela mais humilde da população sendo esta com certeza o nosso foco de atuação na comunidade de Jequié", disse a defensora Sheila Almeida ao agradecer a defensora geral pelo efetivação dessa conquista, destacando ainda que, para a comunidade Jequieense, é de fundamental importância uma sede, pois representa a efetivação do respeito aos direitos humanos. Após os agradecimentos, a defensora geral fez o descerramento da placa que simboliza a inauguração da nova sede.

Atendimento

Ao buscar atendimento da Defensoria no município de Jequié, a população contará ainda com um espaço para mediações de conflitos que, por meio de diálogo entre as partes, tentará solucionar a lide sem precisar entrar com ações na justiça. "A Defensoria Pública vem se destacando em sua atuação extrajudicial por meio da política de prevenção e de resolução de conflitos, o que ajuda a alcançar soluções mais rápidas e ainda desafogar o sistema judiciário", disse o coordenador das Regionais, Ricardo Carillo.

As maiores demandas da Defensoria são na área de família, com destaque para divórcio, separação, ações de guarda e alimentos, sempre priorizando os idosos, crianças e gestantes. A Defensoria Pública divide-se em seis Regionais: (1ª) Feira de Santana, (2ª) Vitoria da Conquista, (3ª) Ilhéus, ( 4ª) Itabuna, a qual a sede de Jequié está vinculada, (5ª) Senhor do Bonfim e (6ª) Santo Antonio de Jesus. A 4ª Regional da Defensoria atende as comarcas de Itaberaba, Jequié, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Mais informações Disque 129.

Este ano, a Defensoria Pública da Bahia já inaugurou novas unidades nos municípios de Jacobina, Paulo Afonso e Porto Seguro. Ainda este ano, também está prevista a inauguração da sede de Juazeiro.