COMUNICAÇÃO

Novo episódio do Levante 129 mergulha nas narrativas de justiça do Tribunal de Júri através de duas histórias marcantes

07/11/2024 15:29 | Por por Rafaela Dultra DRT/BA 6990

A edição especial lembra a marca das cem defesas em plenário do Grupo Especial do Júri

Tribunal do Júri. Seja nas telas de cinema, nos noticiários que narram crimes de repercussão nacional ou num julgamento real que mobiliza algum município no interior da Bahia, esta instituição secular mexe com o imaginário e desperta o interesse das pessoas.” No episódio “100 Júris: Narrativas de Justiça” do podcast Levante 129, da Defensoria Pública da Bahia, o ouvinte é convidado a mergulhar no lado real e fascinante do Tribunal do Júri, acompanhando dois casos de impacto que vão além da ficção.

Em Lençóis, na Chapada Diamantina, três homens acusados injustamente enfrentam o tribunal com o apoio incansável de defensoras públicas que buscam a verdade em cada detalhe. Em Tucano, no nordeste do estado, uma mãe e um filho finalmente têm a chance de defender suas vidas e honras em um caso de tragédia familiar que esperou vinte anos para ser julgado. Ambas as histórias revelam o papel crucial da Defensoria Pública, instituição que garante o direito a uma defesa plena e justa para todos(as) os(as) baianos(as), até mesmo em lugares onde a instituição ainda não está instalada.

Apresentado por Thaís Faria, Larissa Santos e Rafaela Dultra, esta edição ainda celebra o centésimo júri do Grupo Especial de Atuação no Júri da Defensoria, destacando as histórias que marcam a busca por justiça. Aperta o play e mergulhe em duas histórias que traduz o que é um Tribunal do Júri, que na maioria das vezes vai além de um julgamento. É uma narrativa de histórias. Vem pro Levante! 

O episódio já está disponível nas plataformas digitais Deezer e Spotify.

 

Ficha Técnica:

Coordenação: Arthur Franco

Apresentação e roteiro: Larissa Santos / Thaís Faria / Rafaela Dultra

Produção e entrevista: Rafaela Dultra / Larissa Santos

Revisão: Moysés Suzart

Transcrição: Leonardo Oliveira/ Melanye Leal

Edição e finalização: Dedeco Macedo 

Identidade Visual: Josué Dias e Aline Sales