COMUNICAÇÃO

Novos corregedores auxiliares são empossados em comissão de avaliação do estágio probatório

01/11/2012 19:31 | Por

Os defensores públicos Ana Virgínia Hernandes, José Renato da Costa, José Jorge de Lima, Melisa Teixeira e Walmaria Silva tomaram posse como Corregedores Auxiliares, membros da Comissão de Avaliação do Estágio Probatório - CEPRO/DPE 02-2012, em cerimônia solene, presidida pelo Corregedor Geral, Jânio Neri, na terça-feira (30). De acordo com Jânio Neri, os corregedores auxiliares empossados irão acompanhar e avaliar o desempenho dos dez novos defensores públicos que serão integrados à Instituição, na cerimônia de posse, marcada para o próximo dia 08/11.

"Para que realizem o trabalho com eficiência, os novos corregedores auxiliares foram escolhidos com base em sua conduta ilibada, tanto na vida pessoal quanto na atuação profissional digna de destaque", declarou o corregedor geral, chamando atenção para a necessidade de acompanhar de perto o andamento profissional dos novos defensores que, ao serem empossados, são lotados em Comarcas de primeira entrância e ficam, muitas vezes, distantes da capital. Além de supervisionar o trabalho dos novos defensores, a comissão, também terá a tarefa de participar da revisão do Regulamento do Estágio Probatório que será levada a efeito sob a direção do corregedor geral, a fim de sugerir possíveis alterações para o seu aperfeiçoamento, informou Neri.

A ocasião também contou com as presenças da subdefensora pública geral, Liliana Cavalcante e da diretora da Escola Superior da Defensoria Pública - Esdep, Sônia Santanta. Para a subdefensora, a comissão recém-empossada confere segurança à Defensoria Pública, pois os novos defensores precisam moldar seu conhecimento técnico à atividade defensorial. "Será esta comissão que dará orientações sobre como aproveitar a experiência de trabalhar na realidade diferenciada das cidades do interior", assegurou Liliana Cavalcante, salientando que "será preciso olhar esses novos defensores com um olhar de humanidade para trocar experiências que também foram vividas pelos corregedores auxiliares".

Já a diretora da Esdep, Sônia Santana, acredita que "os membros da comissão não foram escolhidos por acaso e têm a grande responsabilidade de conduzir os novos defensores à vida voltada para a defesa dos menos favorecidos".

Missão

A manifestação do compromisso institucional e o sentimento de gratidão ante a escolha para integrar a comissão puderam ser constatados nas palavras de cada um dos corregedores auxiliares empossados. A defensora Walmaria Silva declarou-se "muito feliz pela confiança demostrada pelo seu trabalho e nome". Além de sentir-se "honrada pelo convite", a defensora Ana Virgínia expressou a "alegria de poder conviver um pouco mais com os colegas e a oportunidade de renovar as esperanças, mediante o trabalho a ser realizado com os novos defensores".

A defensora Melisa Teixeira agradeceu o honroso convite e pelo importante momento da posse e lembrou que "o trabalho será um grande desafio, uma missão, para a qual quer contribuir e aprender pelo acolhimento mútuo". Para o defensor José Jorge de Lima, "esta será uma oportunidade de rejuvenescer, ao nos depararmos com dificuldades que vivemos no início de nossas carreiras; só que agora, temos o olhar da experiência", reconheceu. Ao agradecer a oportunidade, o defensor José Renato garantiu que irá se empenhar para fazer a ligação do conhecimento técnico desses novos membros com a atuação específica da Defensoria