COMUNICAÇÃO
Novos defensores ingressam na Defensoria
Os defensores públicos Márcio Santos Requião, Helaine Moura Pimentel e Robson Freitas de Moura Júnior tomaram posse na Defensoria Pública da Bahia, na manhã de hoje, segunda, 24. A cerimônia, presidida pela defensora pública-geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, teve sua mesa solene composta pelo subdefensor público-geral Cleriston Cavalcante, pela coordenadora executiva das Defensorias Especializadas, Gianna Gerbasi, coordenadora executiva das Defensorias Regionais, jananína Canário e pela presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (ADEP), Laura Fabíola Amaral Fagury.
Após a breve abertura feita pela defensora geral, o empossando Robson Freitas de Moura Júnior fez a leitura do juramento, que foi seguida da leitura do termo de posse, feita pela coordenadora executiva das Defensorias Regionais, Janaína Canário, e das suas assinaturas. A cerimônia contou com a presença de defensores públicos em atuação, aposentados, representantes de diversos setores da atual administração e familiares dos empossandos.
Os novos receberam a carteira oficial de defensor público, além de um kit contendo pasta, caneta, carimbo, bóton. A associação também prestigiou os empossandos com uma agenda. "Temos a grata satisfação de presenciar a posse de três novos colegas, guerreiros da cidadania, pois é assim que visualizamos nossa carreira", foi dessa forma que a presidente da ADEP, Laura Fabíola Amaral Fagury, iniciou sua saudação, acrescentando que a classe não quer "migalhas" e sim, respeito, pois ao lado do Ministério Público e Magistratura, forma o tripé da Justiça.
A defensora geral, ao assumir a palavra, convidou os novos a abraçarem a causa da instituição. "Não estamos ali, nas varas, só para se somar estatísticas, temos um compromisso muito maior", disse, fazendo uma comparação entre a luta da Defensoria, a persistência e a teimosia, com o que vivenciou nos dias da Semana Santa, ao acompanhar as reflexões e exemplos deixados pelo "Mestre". "É esta a Defensoria grandiosa que oferecemos para vocês. Desejamos profundamente que ela se amplie, alce vôos, se fortaleça. Somos a porta de entrada da cidadania e desejo que vocês consigam fazer com que nossos assistidos alcancem a consciência de são capazes de transformar nosso país", finalizou.
Ao final da solenidade, em clima de confraternização, foi oferecido um café-da-manhã para todos os presentes.