COMUNICAÇÃO
Novos defensores iniciam curso de formação em encontro com membros da Administração Superior
Atividade serviu como apresentação de órgãos da Defensoria Pública da Bahia
Os cinco novos defensores públicos da DPE/BA, que tomaram posse na última sexta, 11, iniciaram na manhã desta segunda-feira, 14, o curso de formação em um encontro com membros da Administração Superior da Defensoria, no qual foi apresentado alguns dos principais órgãos da Instituição.
No discurso inicial da atividade, o defensor público geral da DPE/BA, Rafson Saraiva Ximenes, conversou com os novos defensores sobre a história da Defensoria baiana, além de também apresentar as funções de cada um dos representantes que participaram da atividade: o subdefensor-geral, Pedro Bahia; a corregedora-geral, Liliana Cavalcante; a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, Soraia Ramos; a coordenadora das Defensorias Públicas Especializadas, Donila Fonseca; além da ouvidora-adjunta, Zenilda Natividade.
Na sequência, foi a vez dos representantes dos órgãos da Defensoria falarem brevemente sobre suas atividades. Ao fim, os cinco novos defensores ganharam um kit com diversas cartilhas para estudarem e se aprofundarem nos materiais feitos pela DPE/BA, e que em breve eles terão a função de divulgar juntos aos assistidos.
De acordo com a diretora da Esdep, Soraia Ramos, responsável pela programação do curso de formação dos defensores, este primeiro encontro foi importante para que eles conhecessem mais dos integrantes da gestão da DPE/BA, com quem eles terão contato permanente quando estiverem exercendo suas funções defensorias.
“No curso, eles terão um tempo maior para conversar com cada um deles. Este primeiro momento é para eles entenderem a quem poderão recorrer. Todos ainda vão conhecer toda parte da coordenação, como informática, contratos, administrativa, orçamento. Porque quando eles forem para as comarcas, cada um funciona como uma mini-ouvidoria, e eles também precisarão exercer essa função de administração”, explica Soraia.
Segundo o defensor Bruno Aguiar, um dos participantes do curso, a atividade foi interessante por apresentar muitas informações sobre o histórico da Instituição, além de afirmar se sentir muito acolhido com este encontro. Já a também integrante do curso, a defensora Karen Harumi, destacou o discurso do defensor público geral e as peculiaridades apresentadas sobre a Instituição, bem como a entrega dos materiais para conhecer mais sobre as ações da Defensoria.
Participaram ainda do encontro as coordenadoras de direitos humanos da DPE/BA Eva Rodrigues e Lívia Almeida.