COMUNICAÇÃO

Novos defensores iniciam curso de formação em encontro com membros da Administração Superior

14/10/2019 15:53 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944

Atividade serviu como apresentação de órgãos da Defensoria Pública da Bahia

Os cinco novos defensores públicos da DPE/BA, que tomaram posse na última sexta, 11, iniciaram na manhã desta segunda-feira, 14, o curso de formação em um encontro com membros da Administração Superior da Defensoria, no qual foi apresentado alguns dos principais órgãos da Instituição.

No discurso inicial da atividade, o defensor público geral da DPE/BA, Rafson Saraiva Ximenes, conversou com os novos defensores sobre a história da Defensoria baiana, além de também apresentar as funções de cada um dos representantes que participaram da atividade: o subdefensor-geral, Pedro Bahia; a corregedora-geral, Liliana Cavalcante; a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, Soraia Ramos; a coordenadora das Defensorias Públicas Especializadas, Donila Fonseca; além da ouvidora-adjunta, Zenilda Natividade.

Na sequência, foi a vez dos representantes dos órgãos da Defensoria falarem brevemente sobre suas atividades. Ao fim, os cinco novos defensores ganharam um kit com diversas cartilhas para estudarem e se aprofundarem nos materiais feitos pela DPE/BA, e que em breve eles terão a função de divulgar juntos aos assistidos.

De acordo com a diretora da Esdep, Soraia Ramos, responsável pela programação do curso de formação dos defensores, este primeiro encontro foi importante para que eles conhecessem mais dos integrantes da gestão da DPE/BA, com quem eles terão contato permanente quando estiverem exercendo suas funções defensorias.

“No curso, eles terão um tempo maior para conversar com cada um deles. Este primeiro momento é para eles entenderem a quem poderão recorrer. Todos ainda vão conhecer toda parte da coordenação, como informática, contratos, administrativa, orçamento. Porque quando eles forem para as comarcas, cada um funciona como uma mini-ouvidoria, e eles também precisarão exercer essa função de administração”, explica Soraia.

Segundo o defensor Bruno Aguiar, um dos participantes do curso, a atividade foi interessante por apresentar muitas informações sobre o histórico da Instituição, além de afirmar se sentir muito acolhido com este encontro. Já a também integrante do curso, a defensora Karen Harumi, destacou o discurso do defensor público geral e as peculiaridades apresentadas sobre a Instituição, bem como a entrega dos materiais para conhecer mais sobre as ações da Defensoria.

Participaram ainda do encontro as coordenadoras de direitos humanos da DPE/BA Eva Rodrigues e Lívia Almeida.