COMUNICAÇÃO

Novos membros(as) do Conselho Superior da Defensoria da Bahia serão eleitos nesta sexta, 12

11/05/2023 10:05 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

A eleição será realizada por meio de sistema eletrônico de votação para preenchimento de seis vagas

Em mais um momento democrático do biênio 2023-2025, a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA elege nesta sexta-feira, 12, a nova constituição do Conselho Superior. O órgão colegiado integra a administração da instituição e tem funções normativas e deliberativas. A definição das(os) novas representantes da classe acontecerá por meio de votação virtual das 9h às 16h, através do sistema próprio da DPE/BA.

Nas eleições desta sexta-feira, serão preenchidas seis vagas para composição do colegiado, mesmo número de candidaturas que podem ser votadas pelas defensoras(es). Disputam o pleito Camila Canário, Flávia Apolônio, João Gabriel de Mello, Lavinie Eloah, Maria Auxiliadora Teixeira (Dora), Manoela Passos, Mônica Soares, Paloma Rebouças e Tiago Britto Carvalho [lista por ordem alfabética].

Presidente da Comissão Eleitoral, Marcus Vinicius de Almeida destaca a importância de que todas as membras e membros da carreira participem do pleito. “O Conselho Superior é o órgão máximo da nossa instituição e é fundamental que todos os defensores(as) participem desse momento democrático para eleger com a maior legitimidade possível as(os) representantes que irão compô-lo no próximo biênio”, afirmou.

O defensor público lembra ainda que a votação pode ser feita através de qualquer computador ou celular com acesso à internet, não sendo necessário comparecer presencialmente à Seção Eleitoral instalada na Sala do Conselho. Para votar, basta acessar o sistema https://votodigital.defensoria.ba.def.br com login e senha individuais entre às 9h e 16h.

Além das(as) membras(os) que serão eleitas(os) nesta sexta-feira, integram o Conselho Superior como membras nata a defensora pública geral, Firmiane Venâncio; a subdefensora pública geral, Soraia Ramos; a corregedora geral, Liliana Cavalcante; e a ouvidora-geral, Sirlene Assis. A Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado da Bahia – Adep/BA tem assento no Conselho Superior com direito a voz.