COMUNICAÇÃO
Novos veículos são entregues às regionais da Defensoria Pública da Bahia
Seis novos veículos Rangers 4×4, ano 2015, modelo XL2.2, foram entregues nesta terça-feira, 12, aos subcoordenadores das regionais da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. As picapes vão substituir os antigos veículos modelo EcoSport utilizados nas defensorias do interior renovando em 100% a frota de automóveis que circulam nas regionais. A troca vai reduzir os custos com manutenção, além de garantir a circulação de automóveis mais adequados às atividades desenvolvidas fora da capital. O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, comemorou. "A entrega desses veículos é importante por terem sido adquiridos com recursos próprios, um compromisso assumido por mim em otimizar os recursos da Defensoria. Eles são mais adequados às atividades que os defensores públicos desenvolvem no interior, sobretudo nas itinerâncias, e vão contribuir para que a DPE esteja mais próxima do assistido", pontuou. Ainda de acordo com o DPG, a aquisição é fruto de um olhar diferenciado para o interior, a partir do empenho da coordenação de transporte, das diretorias e do setor de licitação. "Esperamos entregar em breve também um ônibus para atender às demandas itinerantes e uma van destinada prioritariamente à Esdep. Essa, obtida com recursos do Fundo de Assistência Judiciária – FAJ", destacou. O investimento feito pela Instituição na aquisição dos automóveis foi de R$ 704.769,96.
Antes de receberem os novos veículos, os motoristas das regionais de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro e Santo Antônio de Jesus passaram por curso ministrado em duas etapas por representantes da Ford. A primeira parte, com informações teóricas sobre os veículos, serviu para que os profissionais da DPE recebessem orientações e esclarecessem dúvidas. A utilização dos carros nos modos 4X4 ou 4X2, a depender do tipo de estrada, obrigatoriedade do uso do Diesel S10 ou S50 (menos poluentes), no lugar da gasolina, calibragem do pneu em 36 libras, entre outras informações técnicas, foram apresentadas pelos consultores da concessionária. "A ideia aqui é mostrar como funciona o veículo para os motoristas e depois levá-los para a prática. Todos eles receberão o manual também", pontuou Bruno Dias, da Indiana.
ECONOMICIDADE
"Por rodarmos muito em estradas, principalmente em distritos onde o chão é difícil, como o caso de Feira de Santana, acho que a caminhonete será muito melhor para andar", afirmou Joselito Santos de Oliveira, motorista da 1ª Regional. Segundo o coordenador do setor de transporte, Jair Costa Pereira, o modelo dos carros foi pensado exatamente com esse propósito. "Já abrimos o processo com o objetivo de atender à demanda das regionais, pensando no tipo de estrada percorrida pelo defensores em suas atividades e na diminuição de custos para a instituição com a redução de manutenções nos veículos, combustível utilizado, aumento da celeridade das atividades e na garantia de segurança dos usuários do transporte e dos motoristas", afirmou.
Ainda segundo Pereira, a chegada dos novos veículos vai possibilitar a retirada de carros com mais de sete anos de uso da frota da Defensoria, já que os veículos utilizados anteriormente nas regionais voltarão para a capital, reforçando a frota em Salvador e Região Metropolitana. "O tempo médio ideal de utilização dos carros é de cinco anos e pretendemos chegar nessa meta", salientou. Depois que deixam de ser utilizados, os veículos da Defensoria são encaminhados à Secretaria de Administração do Estado – Saeb, responsável por leiloá-los. O dinheiro obtido nos leilões retorna à Defensoria Pública baiana.
"A modernização da frota de veículos, iniciada pelo interior, demonstra mais uma vez o compromisso dessa gestão em estruturar e, com isso, melhorar as condições para o trabalho dos defensores públicos", elogiou o coordenador das defensorias públicas regionais, Walter Fonseca.
Os novos veículos já seguem rumos às suas respectivas regionais nesta terça-feira, 12.