COMUNICAÇÃO

Número de pessoas beneficiadas pelo Plantão da Defensoria passa de mil

08/02/2016 17:55 | Por Vanda Amorim DRT/PE 1339 (Texto e foto)

Atendimentos são feitos na área penal e não penal em postos fixos e itinerantes

Mais de 1 mil pessoas já foram beneficiadas com o Plantão do Carnaval da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Só no domingo, 7, foram alcançados pela atuação na área não penal 385 assistidos. Os dados foram presentados hoje na reunião de avaliação do Comando Geral da Polícia Militar. Esta área engloba casos de violência doméstica, defesa do consumidor, tutela de saúde, assim como situações que envolvam crianças e dos adolescentes e violação dos direitos humanos.

Segundo dados apresentados pela defensora pública Mônica Aragão, que coordena neste Plantão de Carnaval a área não penal, o maior número de atendimentos se dá fora dos circuitos tradicionais – Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra/Ondina) e Batatinha (Pelourinho). Os defensores públicos, em suas itinerância, além de visitar os locais onde acontece o carnaval nos bairros, também inspecionam UPAs e hospitais localizados nos arredores desses bairros.

O atendimento na sede (Rua Pedro Lessa, 123, Canela), na 2ª Vara da Infância e Juventude e no Comitê de Proteção Integral envolveram nesses três dias 61 pessoas. Os números até agora já ultrapassaram os registrados no Plantão de 2015, garantiu Mônica Aragão. "Temos investido muito na mediação, seja ela na tutela da saúde, na defesa do consumidor ou no contato com os conselhos tutelares em relação aos centros de convivência", destacou a defensora pública.

A apresentação dos dados da Defensoria Pública foi acompanhada pelo comandante-geral da PM, coronel PM Anselmo Alves Brandão, pelo subdefensor público geral do Estado, Rafson Ximenes, pelo subsecretário de Segurança Pública, Ari Pereira, pelo delegado-geral, Bernardino Brito, e representantes dos demais órgãos de segurança pública, saúde e infraestrutura envolvidos em serviços nos circuitos do Carnaval.