COMUNICAÇÃO

O papel do defensor penal é tema de palestra para os novos defensores públicos

18/07/2017 15:00 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499
SONY DSC

Ministrada pelo Doutor Honoris Causa e desembargador aposentado, Amilton Bueno de Carvalho, a palestra integrou a programação do XVI Curso de Preparação à Carreira de Defensor Público

 

O XVI Curso de Preparação à Carreira de Defensor Público, promovido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, continua a todo vapor! Na tarde desta segunda-feira, 17, os novos defensores públicos, empossados há cerca de 20 dias, conheceram os desafios que vão enfrentar na área penal ao assistirem à palestra “O papel do defensor penal em tempos de cólera persecutória”. O evento também contou com a presença de representantes da sociedade civil e de defensores públicos já atuantes na carreira.

 

Ministrada pelo Doutor Honoris Causa da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, professor Amilton Bueno de Carvalho, a palestra abordou assuntos como causas da criminalidade, política de redução de danos, poder, ética e a atuação do Ministério Público, dos juízes, da polícia, da mídia e, principalmente, do defensor público. “O direito penal não é igual aos outros direitos. O atuar é diferente. O defensor público penal é o defensor do um contra todos. Todos querem acabar com o acusado e só resta uma defesa para ele. Eles só têm vocês, defensores públicos, que devem, sob a perspectiva da dor e do sofrimento, olhar para onde ninguém quer olhar. Deem o seu melhor possível, cheguem ao limite máximo. O compromisso não é com seus salários, mas com estes caras”, aconselhou o palestrante, que também é autor de diversos livros e trabalhos na área.

 

Realizado no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, o evento teve início com a diretora da Escola, Firmiane Venâncio, e, na mesa de abertura, estavam o defensor público geral Clériston Cavalcante de Macêdo e o subcoordenador da Especializada Criminal e Execução Penal, Maurício Saporito. “Não poderíamos deixar de ter este grande nome, que é o professor Amilton Bueno, na programação de nosso curso preparatório à carreira. Ele acompanhou o concurso, o resultado está aqui [apontando para os novos defensores públicos] e estamos na luta para nomearmos mais”, destacou o defensor-geral Clériston Macêdo.

 

O evento foi transmitido, ao vivo, através do sistema de videoconferência da DPE/BA, e, além do público presente, contou com a participação das equipes das Defensorias Públicas Regionais.