COMUNICAÇÃO

Ouvidora da Defensoria participa de inauguração do Centro de Referência da Mulher Maria Joaquina

18/07/2011 21:13 | Por

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha, será inaugurado pela Secretaria Municipal de Políticas Especiais, no próximo dia 18, às 9h, o Centro Regional de Referência da Mulher Maria Joaquina, em Cruz das Almas. A Ouvidora Geral da Defensoria, Tânia Palma, representante da Defensoria Pública da Bahia, participará da discussão dos problemas enfrentados pelas mulheres da região ouvindo as solicitações que serão levadas por elas, para posteriormente melhorar a atuação da instituição. O evento segue até o dia 19.

A criação do Centro, que inicialmente era uma proposta do município para atender as mulheres em situação de violência, com o apoio do Governo do Estado e o Núcleo Intermunicipal de Políticas para Mulheres do Recôncavo - NIPOMUR, atenderá também as cidades do território de Identidade do Recôncavo que aderirem ao convênio.

Na ocasião, será feita mobilização para o Projeto Encruzilhada de Direitos - Raça, gênero e enfrentamento da violência contra as mulheres negras na Bahiaserá discutido. O Projeto pretende discutir as questões que as mulheres negras têm enfrentado no Recôncavo, como intolerância religiosa, racismo, sexismo, lesbofobia, entre outras. Estão confirmadas as presenças de gestoras municipais, membros dos poderes de justiça, segurança pública e Movimentos de Mulheres por toda Bahia. "É de grande relevância estarmos presentes no evento para a Defensoria discutir questões prioritárias a política pública em defesa da mulher, sobretudo para o enfrentamento da violência", afirma Tânia.

Maria Joaquina - O nome do Centro foi escolhido para homenagear a militante política Maria Joaquina, que lutou contra a ditadura, trabalhou na indústria fumageira e fundou o Clube das Mães, que ajudava mulheres carentes em Cruz das Almas. Em 2007, ano de seu falecimento, Joaquina recebeu uma homenagem na campanha O Melhor de Cruz das Almas É o Seu Povo, realizada desde 2005 pela Prefeitura.